Economia

Vai consultar o saldo do FGTS? Veja dicas para não cair em golpes!

A questão voltou à tona depois do saque do FGTS das contas inativas, pois o saldo e a solicitação do benefício também podem ser feitos via aplicativo

O certificado é importante porque alguns aplicativos copiam serviços de banco Foto: Divulgação

A segurança no ambiente online ainda rende muitas dúvidas. É possível acessar a internet banking sem correr o risco de ser hackeado? A questão voltou à tona depois do saque do FGTS das contas inativas, pois o saldo e a solicitação do benefício também podem ser feitos via aplicativo.

Para navegar sem correr riscos e baixar o aplicativo, o professor de computação gráfica da Universidade Federal do Espírito Santo, Bruno Rocha, afirma que as pessoas precisam ficar atentas ao certificado oficial.

“Os aplicativos do governo possuem um certificado. Quando a pessoa entra na Apple Store ou Google Play para baixar o aplicativo, tem que observar se ele é certificado pelo banco e isso pode ser feito com uma consulta na própria página do aplicativo. Com relação ao FGTS, tem que procurar o site da Caixa Econômica Federal porque é a fonte primária e oficial”, diz.

O certificado é importante porque alguns aplicativos copiam serviços de banco para obter acesso às informações pessoais do usuário.

>> Brasileiros que vivem no exterior também podem sacar FGTS de contas inativas

“Não se pode deixar enganar, pois alguns aplicativos simulam serviços do banco. Eles copiam a logo do banco para rodar no celular junto com um programa que não necessariamente é certificado”, explica.

Uma forma de não cair em furada é pesquisar bastante e confiar apenas em sites oficias, seja do Governo, bancos e nas informações divulgadas nos jornais. 

“A primeira coisa é ter a consciência de entrar apenas em site oficiais, que normalmente tem os links para baixar diretamente. Tem que fazer uma pesquisa e consultar fontes, pois a internet é uma rede imensa e grande parte das informações é superficial. Isso é uma característica da cultura cibernética, da superficialidade. Se a pessoa quer extrair um dado consolidado é preciso investigar olhando mais de um site. Não pode ver uma postagem no Facebook e diretamente baixar sem verificar. Conferir nos principais jornais, sites do governo e olhar o endereço do navegador para saber se tem o 'gov.br'. Não pode ir de primeira e baixar, porque assim você vai disponibilizar dados, acesso à localização, fotos documentos e corre risco de comprometer todo sigilo”.

Essa prevenção, segundo o professor, já auxilia em 90% e evita expor dados pessoais. Para ele, é fundamental ter disciplina e pesquisar com calma antes de baixar ou compartilhar dado.

“Essa prevenção é 90% porque grande parte dessas fraudes acontece por um descuido, quando a pessoa deixa uma porta aberta. O mais importante de tudo é ter disciplina. Você pode até  instalar o anti vírus, mas acredito que mesmo assim tem que pensar várias vezes, controlar um pouco a ansiedade e a curiosidade na hora de abrir um aplicativo, baixar ou compartilhar um dado”, disse. 

>> Confira as dicas

Confira o certificado do aplicativo. Isso pode ser feito pela própria página que usuário vai baixar

Analise as críticas/elogios do aplicativo antes de baixar, pois pode ter informações valiosas sobre o risco dele

Confira o endereço de acesso no computador. Se é site do governo, deve conter no final "gov.br". Por exemplo: www2.planalto.gov.br

Pesquise antes de compartilhar informações ou baixar algum aplicativo. Prefira sites oficiais, como do Governo ou jornais

Tenha disciplina, calma e paciência, pois ao pesquisar com pressa, você pode clicar em sites de risco.

>> Dúvidas FGTS

Os trabalhadores também podem tirar dúvidas pelo telefone 0800 726 2017 e no site das contas inativas criado pela Caixa. Para ter acesso às opções da página, o trabalhador deve informar o número de inscrição do PIS e o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.

Pontos moeda