3 mar 2015

Mitos e verdades sobre emagrecimento

Publicado às 6:00 | Postado por Taís Venancio

cha-verde-emagrece-mito-ou-verdade-2O verão está a todo vapor e para fazer bonito nas praias muitas pessoas optam por alternativas radicais para o emagrecimento, e algumas delas, além de ineficazes, podem ser até prejudiciais à saúde.  Por isso precisamos desmistifica-las. Veja abaixo algumas dicas de especialistas que esclarecem  o que é mito e o que é verdade quando o assunto é emagrecimento.

Comer à noite engorda.
Mito. Comer à noite não faz diferença, engordamos quando consumimos mais que gastamos, ou seja, é relacionado com a quantidade de calorias e não com o horário.

Para um emagrecimento eficaz, não se deve passar fome.
Verdade. Seu organismo precisa de nutrientes o dia todo. Se ficar muito tempo sem se alimentar, seu organismo “subentende” que está passando por um momento de privação e irá gastar calorias de forma mais lenta, ou seja, diminui a frequência do gasto, desacelerando o metabolismo. Além disso, depois de passar fome, quando você for comer, você estará propenso a compensar toda sua fome, comendo muito mais que o habitual.
O ideal é comer em pequenas quantidades, em 6 refeições diárias ou mais, que incluam todos os nutrientes.

mitos-e-verdades-sobre-dieta1Comer na frente da TV engorda.
Verdade. Isso não se deve ao fato de comer em outra local ou em frente da TV e sim o fato de estar propenso a ingerir maiores quantidades de alimentos devido a sua distração. Cuidado também ao comer em frente ao computador.

Complexo vitamínico engorda.
Mito. Vitaminas não contêm calorias. Porém algumas aumentam o apetite, como as vitaminas do complexo B.

Emagrecimento rápido - verdades e verdades 3Tomar água junto às refeições engorda.
Mito.
A água não contém calorias, nada interfere no aumento das calorias das refeições. Porém, não é recomendado o excesso de líquidos junto com os alimentos, já que esse excesso prejudica a digestão e absorção de nutrientes, devido à diluição do ácido clorídrico.
O ideal é que a ingestão de líquidos não ultrapasse 200ml junto com as refeições. Como a hidratação é importantíssima, nos intervalos das refeições é que deve haver a reposição hídrica, tendo uma ingestão de 8 a 10 copos de água por dia.

Sal engorda.
Mito. O Sal não aumenta o percentual de gorduras e não contém calorias, porém aumenta a retenção de líquidos, podendo haver aumento de peso na balança.

Água com limão, água com berinjela ou água com vinagre emagrecem.
Mito. Nenhum desses alimentos possuem ação “emagrecedora”.
O vinagre, por exemplo, se consumido em excesso é prejudicial, já que o ácido acético pode agredir a mucosa da parede estomacal, podendo provocar gastrite.

Alimentos Diet ajudam a emagrecer.
Mito. Não necessariamente. Os alimentos diet são aqueles que possuem restrição de algum nutriente, geralmente destinados a pessoas que necessitam de dietas especiais, porém não são necessariamente menos calóricos que os convencionais.
Por exemplo: O chocolate Diet é isento de açúcar e é destinado a portadores de diabéticos, porém,  no momento de fabricação, é adicionado mais gordura para manter a textura do produto, deixando assim, esse chocolate ainda mais calórico.

Mitos-e-Verdades-do-Chá-Verde-02Alimentos como canela, café, chá verde, gengibre e pimenta emagrecem.
Verdade. Esses alimentos contêm substâncias termogênicas, que aumentam a temperatura corpórea, aumentando assim o metabolismo.
Porém, esse efeito é discreto, ou seja, é apenas um auxiliar. Não existe milagre!  Esses alimentos devem ser consumidos moderadamente, não adiantando em nada ingerir em grandes quantidades, pois dependendo do alimento, pode ser até prejudicial, causando náuseas, irritabilidade, dores de cabeça e estômago.

Feijão branco emagrece.
Verdade. O feijão branco possui uma proteína chamada Faseolamina, que inibe uma enzima que digere carboidratos, ou seja, diminui a absorção de carboidratos, diminuindo a quantidade de calorias totais.
Porém, o feijão branco quando cozido perde esse efeito. A ingestão deve ser em forma de farinha crua, sendo uma colher de sobremesa diluída em meio copo de água, 20 minutos antes das grandes refeições (almoço e/ou jantar).

Ração Humana ajuda a emagrecer.
Mito. A ração humana é uma mistura de cereais integrais e sementes. Possui alto teor de fibras, que além de auxiliar no transito intestinal, ajudam a dar maior saciedade. Porém, a ração em si não aumenta o metabolismo ou queima a gordura.
A perda de peso é consequência de uma menor quantidade de alimentos consumidos devido à saciedade que a ração proporciona.
Atenção!  A ração não deve substituir as grandes refeições e não deve ser utilizada em excesso, pois poder ocorrer irritação do intestino em algumas pessoas.

dieta-y-ejercicios-1024x723
Musculação Emagrece
Verdade. O treino de força não queima muita energia, mas ajuda a acelerar o metabolismo basal, pois aumenta o número e o tamanho das fibras musculares, que consomem uma quantidade maior de calorias. Portanto, quanto mais músculos se têm, mais calorias são gastas.

Para um emagrecimento eficaz o ideal é fazer a reeducação alimentar.  Esta é a melhor solução para um emagrecimento saudável. É com ela que se aprende a consumir refeições que contenham todos os grupos alimentares e de forma balanceada; aprende a diminuir alimentos prejudiciais e excessivamente calóricos; e também a controlar a quantidade de alimentos a serem ingeridos e os intervalos das refeições.
Além disso, a prática de exercícios é de grande importância para perder os quilinhos extras ou para se manter magro.
Adquirindo hábitos saudáveis e seguindo as dicas citadas acima, o emagrecimento é certo, e o melhor, de forma gradativa e sem sofrimento!

 

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
2 mar 2015

Eles “bombaram” nas redes sociais

Publicado às 5:02 | Postado por Taís Venancio

Mais uma vez o Instagran ficou repleto de imagens de comidas. Veja algumas que se destacaram e deram água na boca.

A jornalista Débora Herzog foi de comida japonesa. Ela escolheu o Yan Ping para Hot Philadelphia, Rolinho Primavera e outros quitutes da culinária oriental.
instagran debora

Mariana Buaiz escolheu o Capri. Um prato tão bonito, merece um click!
instagran mariana b

Juarez Campos visitou o Della Bistrô. O chef foi experimentar o prato que leva rabada, agrião e polenta, preparado pela amiga Cleuza Costa.
instagran 6

Já a personal trainer Fabiana Almeida preferiu uma receita fit. A pizza de tapioca, manjericão, mussarela de búfala e molho de tomate da Saledoce foi o eleito da jovem.
instagran fabiana

Quem também ficou com uma opção mais leve foi a cantora Aeileen. Ela registrou o prato que degustou no restaurante D’Bem.
instagran aei

A assessora de imprensa Mariana Aguiar foi curtir o fim de semana no Rio de Janeiro. Ela “bombou” nas redes sociais com as escolhas que fez. Comeu carpaccio no Lagoon Gourmet e caldinho de feijão na Casa da Feijoada.
instagran mariana

Mas teve também aqueles que ficaram em casa e mesmo assim postaram fotos de deixar qualquer um com água na boca. Foi o caso Neymara Carvalho, que fez tapas espanholas; Karla Souza, com frango, viangrete de pepino e chips de batata doce; Rodrigo Pimenta, que preparou abobrinha recheada e Douglas Camargo, que foi de churrasco.
instagran casa 1

Você também pode ter sua foto divulgada aqui no blog. Marque a imagem que tenha relação com o universo gastrônico com a hashtag #EspacoGourmert. Semana que vem você pode ser aparecer por aqui.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
2 mar 2015

Sorteio de jantar para dois com sobremesa e garrafa de vinho

Publicado às 0:10 | Postado por Taís Venancio

Sorteio da semana
SALSA DA PRAIA

O Dia da Mulher está se aproximando (dia 08/03) e nós preparamos uma presente a mulherada curtir essa data. Por isso nós vamos sortear um jantar para duas pessoas, com sobremesa e uma garrafa de vinho, no Restaurante Salsa da Praia.

Para concorrer, deixe seu comentário em qualquer post da semana. O nome do ganhador será divulgado na próxima sexta-feira, dia 06, após as 18h.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
27 fev 2015

Água, azeite e salmão contra a dor de cabeça

Publicado às 6:00 | Postado por Taís Venancio

Seja por tensão, enxaqueca, tpm, excesso de trabalho, noite mal dormida… Enfim, independente da causa, a dor de cabeça sempre provoca um desconforto enorme. Mas de acordo com especialistas, é possível dar fim, ou pelo menos aliviar, com uma alimentação adequada.

Abaixo você confere alguns alimentos que se consumidos com frequência ajudam no combate à dor de cabeça.

Água: a desidratação é uma das causas mais comuns da dor de cabeça. Tente ingerir cerca de dois litros diários, saborizando com fatias de limão, caso não aprecie água e se a dor surgir depois dos exercícios físicos, prefira bebidas isotônicas.

Azeite: é rico em antioxidantes e vitamina E, capaz de melhorar a circulação, reduzir a inflamação e equilibrar os níveis hormonais. Outras boas fontes de vitamina E são as castanhas, manteiga de amendoim, óleo de canola e sementes.

Gengibre: ajuda por conter propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas. Pode ser consumida em forma de chá ou na comida como tempero.



Grãos integrais:
além de serem fontes de fibra, os cereais integrais contêm magnésio, um mineral que pode combater a dor de cabeça causada pela TPM. Adicione os grãos integrais em todas as refeições. Outras fontes de magnésio são castanhas, sementes, abacates, feijões e frutos do mar.

Salmão: rico em ômega-3, assim como o atum, tem propriedades que inibem a inflamação cerebral. Adicione o peixe no sanduíche matinal e na salada do almoço ou jantar para combater o problema. Linhaça também é rica na substância.

O que evitar
A sensibilidade a certos tipos de comida pode ser o gatilho da dor de cabeça e enxaquecas. Os alimentos que mais causam cefaleia costumam ser os queijos envelhecidos; aditivos como adoçantes, nitritos e corantes; comida processada; chocolate, álcool e cafeína. Para descobrir se o que come desencadeia a dor, faça um diário do que tem ingerido, comparando com seu humor e presença ou não de dor de cabeça.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
27 fev 2015

Hambúrguer de salmão

Publicado às 3:25 | Postado por Taís Venancio


Ingredientes
400 g de salmão fresco picadinho
2 colheres (sopa) de cream cheese light
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Alface e tomate-cereja

Molho de gengibre:
2 colheres (chá) de margarina light
2 colheres (chá) de gengibre picadinho
2 colheres (chá) de missô (pasta fermentada de soja)
1 copo (200 ml) de suco de laranja

Modo de preparo
Tempere o salmão com o sal, a pimenta e o dill. Misture bem. Use um aro redondo (pode ser uma lata de atum sem a tampa e o fundo).

Para montar o hambúrguer:
Coloque uma camada do salmão, o cream cheese e outra camada do salmão e pressione levemente. Desenforme e grelhe dos dois lados numa frigideira antiaderente ligeiramente untada. Coloque no prato com a alface e o tomate.

Molho de gengibre:
Aqueça a margarina e refogue o gengibre. Em seguida, junte o missô dissolvido no suco e deixe no fogo até engrossar. Regue o hambúrguer e sirva.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
26 fev 2015

Novos pratos no cardápio executivo

Publicado às 5:28 | Postado por Taís Venancio

Com opções de entradas, pratos principais e sobremesas que diferem da culinária tradicional, o chef François Teissonnière, que recentemente assumiu o comando do Fuegos, em Jardim da Penha, renovou o menu executivo do restaurante com sugestões que carregam um toque da culinária francesa.

Atualmente, os frequentadores da casa encontram como opções de entrada: velouté (molho da cozinha francesa) de champignon, quenelle (bolinho) de frango; mini tartar de boi e ovo de codorna; empanada de shitake e mussarela; e salada de pera e bacon, queijo gorgonzola e nozes.

Dentre os pratos principais, estão: Alcatra Angus au poivre com batata frita; picanha suína ao limão siciliano, acompanha risoto ao zest (raspa) de limão; frango recheado, acompanha risoto de tomate e queijo parmesão; e isca de filet ao molho de gorgonzola, acompanha gnocchi de massa caseira.
fuegos
Já de sobremesa, são três opções: sorvete de goiaba, leite condensado, morango e biscoito de gergelim; carpaccio de abacaxi, sorvete limão e calda de hortelã; e petit gâteau caseiro com sorvete de creme caseiro.

O restaurante oferece duas opções para o menu executivo: a tradicional – com as três opções de entrada, prato principal e sobremesa – ou uma dobradinha de entrada-prato principal, ou ainda prato principal-sobremesa. O valor para as três opções é R$45,00 e para duas é R$38,00.

Estas opções do menu ficam disponíveis no restaurante até 05 de março. A princípio, o menu executivo mudará a cada duas semanas.
Fuegos – Avenida Anísio Fernandes Coelho, 88, Jardim da Penha, Vitória. Telefone: (27) 3029-1813. Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 11h30 às 15h30 para almoço, e das 18h30 às 23h30 para jantar. Sábado, das 11h30 às 00h30, e domingo, das 11h30 às 17h.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
26 fev 2015

Quer ganhar um kit churrasco? Deixe seu comentário!

Publicado às 0:05 | Postado por Taís Venancio

Sorteio da semana
cesta
O sorteio da semana é esta cesta de produtos da Boutique do Churrasco – Kispeto. A cesta contém, um pacote de espetinho de alcatra, um pacote de espetinho frango, um pacote de pão de alho com queijo, um pacote de pão de alho poro com queijo suiço, um pacote de espetinho de cordeiro, um carpaccio angus.

Para concorrer, basta deiaxar um comentário em qualquer post da semana. O nome do sortudo da semana você confere na próxima sexta-feira, dia 27, após às 18 horas.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
25 fev 2015

COMPOTA DE MARACUJÁ

Publicado às 6:25 | Postado por Taís Venancio


Ingredientes

1 kg de maracujá
6 xícaras (chá) de água
1/2 kg de açúcar
1 pau de canela
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
1/2 colher (café) de cravo-da-índia

Modo de preparo
Corte os maracujás ao meio e retire a polpa. Ponha em uma panela e junte uma xícara (chá) de água. Leve para ferver até a polpa se desmanchar. Reserve. Misture o restante da água com o açúcar e ferva até formar uma calda em ponto de fio fino. Junte a canela, a erva-doce e o cravo. Ferva até a calda ficar grossa. Acrescente a polpa de maracujá e ferva por mais cinco minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
24 fev 2015

Taberna com estilo medieval na Praia da Costa

Publicado às 5:23 | Postado por Taís Venancio

Está a fim de um programa em um lugar diferente? Então presta atenção nesta dica. Um local comestilo medieval e com uma pegada nerd. Decoração são bandeiras, tronos, tochas, livros antigos, jogos e baús. Essa casa, fica na Praia da Costa, em Vila Velha, trata-se do Taberna Pub.
taberba

No cardápio, costela de porco feita com hidromel acompanhada batata rústicas e ervas finas, o bolinho taberna é uma receita de família, batata frita com bacon e cheddar, provolone à milanesa e sanduiches especiais.
taberna 2

As bebidas são inspiradas em jogos de RPG e filmes, como “elixir ossos do dragão”, ou “senhores da guerra”. Mas o cardápio também conta com cerveja artesanais, coquetéis e hidromel (bebida alcoólica, derivada da fermentação do mel e água).

No Pub, o cliente encontra ainda sala para jogos de RPG e ainda com um espaço reservado para diferentes eventos, exposição, aniversário, lançamento de livros, e café com leitura.

Serviço:
Taberna Pub – Rua Castelo Branco 855 Praia da Costa, Vila Velha
Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 2h e no domingo das 17h à meia noite.
Informações: 99637-0777

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
23 fev 2015

De lagosta a hambúrguer, deu de tudo no Instagram

Publicado às 5:49 | Postado por Taís Venancio

Quem não gosta de tirar uma foto do prato que vai degustar para publicar nas redes sociais? E tem gente que publica cada imagem que deixa quem está do lado de cá da tela com água na boca. Hoje fizemos uma seleção de algumas fotos que apareceram no nosso feed ao longo dessa semana. É uma mais apetitosa do que a outra.

Em viagem para a Argentina, a empresária Marci Vago experimentou os pratos locais no Caldeon del Soho.
ista

A apresentadora do Art Et Décor, Doriene Moraes, aproveitou os últimos dias da temporada de verão 2015 do Bistrô Orquídea Café. Dori foi até Meaipe para degustar a famosa lagosta da casa.
insta 2

Já Ana Luiza Freitas foi de comida mexicana. O escolhido, o restaurante Los Chicos.
isnta

Teve muita gente que não resistiu a tentação de saborear um hamburgão. Uma dessas pessoas foi o jornalista Josué de Oliveira. Ele escolheu o Rock Burger e fotografou o prato. A imagem deixou muita gente salivando em casa.
isnta 3

Andressa Moreno resolveu aproveitar o bloco de carnaval neste fim de semana, no Triângulo, na Praia do Canto. Enquanto a folia não começava, a assessora aproveitou pra “beliscar” e bater papo os amigos. Andressa reuniu sua turma e fez sua concentração particular no Ensaio Botequim.
insta r

E você quer que sua foto apareça aqui no blog? Então, durante essa semana marque suas fotos com a hashtag #EspacoGourmet. Semana que vem, você pode ser o protagonista do nosso post.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2013