Entretenimento e Cultura

Grupo de balé apresenta espetáculo gratuito no Theatro Carlos

Público terá a oportunidade de conferir duas apresentações do projeto Pequenos Talentos, da Aces, no dia 31 de outubro, às 19h e 21h. Entrada é franca

Bailarinos se apresentam no Theatro Carlos Gomes Foto: Divulgação

Doze bailarinos formados no projeto Pequenos Talentos dançando por uma hora um repertório para lá de conhecido dos brasileiros: Bossa Nova. Esse é o espetáculo de dança contemporânea Bossa Nova Nossa Gente, da Cia Jovem Pequenos Talentos. O espetáculo será apresentado em duas sessões na próxima sexta-feira, dia 31, no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória. 

Com 17 anos de existência, o Pequenos Talentos é um projeto de balé desenvolvido em seis comunidades da Grande Vitoria, atendendo 360 crianças e adolescentes, tendo a dança como meio de geração de oportunidades e inclusão social.

No projeto, porém, surgiram talentos e foi necessária a formação de um grupo  de dança que há quatro anos atua em espetáculos. O grupo Cia Jovem de Ballet e a companhia que coreografa espetáculos para esses talentos atuam junto a outros profissionais. Eles já fizeram uma itinerância pelo Estado, com espetáculos como “Os Encantos do Mestre Mauricio”, em homenagem ao músico Mauricio de Oliveira, depois veio “As 4 Estações de Vivaldi”.

Neste ano eles vão estrear “Bossa Nova, Nossa Gente”, espetáculo de dança contemporânea coreografado por Alice Arja, diretora da Cia de Ballet do Rio de Janeiro e Relações Internacionais do Miami City Ballet School para a América Latina.

Entre os 12 bailarinos que participam do Bossa Nova Nossa Gente, está Patrícia Bitencourt, de 21 anos e que está no projeto Pequenos Talentos desde os 7 anos. Ela participou recentemente de um curso de verão por meio de uma bolsa de estudos no Miami City Ballet, em Miami, e o Joffrey Ballet School, em Nova Iorque. Possivelmente a partir de janeiro Patrícia deixará o grupo e seguirá carreira profissional em Nova Iorque, no Joffrey. “Esse é o intuito do projeto, gerar oportunidades e inclusão social, e a Patricia atingiu isso”, explica Luciene Bautz, coordenadora geral do projeto Pequenos Talentos.

O espetáculo, que contará com músicas como Samba do Avião, Só Danço Samba, Corcovado, Modinha, Carta ao Tom, Chega de Saudade, Garota de Ipanema, para citar algumas, será mais um grande passo nessa dança. É que será lançado o projeto Adote um Bailarino, em que pessoas físicas e jurídicas vão poder ajudar mensalmente na manutenção do projeto, até então financiado pela Lei Rouanet. “Queremos diversificar a captação e garantir a sustentabilidade do projeto”, explica Luciene.

SERVIÇO
Dia: 31/10/2014

Local: Teatro Carlos Gomes
Horário: 19 horas e 21 horas

Pontos moeda