Entretenimento e Cultura

Carnaval no Brasil começa em Vitória e torna a folia uma das principais do país

O evento, que vai levar cerca de 80 mil pessoas para a passarela do samba nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, já é considerado o terceiro maior desfile carnavalesco do país

Desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória abrem a folia no país Foto: Divulgação/Prefeitura

O Carnaval do Brasil começa em Vitória, com os desfiles das agremiações no Sambão do Povo. O evento, que vai levar cerca de 80 mil pessoas para a passarela do samba nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, já é considerado o terceiro maior desfile carnavalesco do país e atrai foliões de vários estados.

Nada menos do que 13 escolas vão se apresentar - três no Grupo de Acesso (dia 5), cinco no Grupo B (dia 6) e cinco no Grupo A (dia 7), levando muito brilho e animação para a avenida.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, o Carnaval de Vitória evoluiu e tem apelo nacional. "A mobilização dos moradores e de pessoas de fora é grande. São milhares de pessoas que se esforçam para que seja um belo espetáculo", destacou.

Krohling lembrou que cidades como Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) têm Carnavais tradicionais, mas que Vitória hoje já se coloca como uma boa alternativa para a folia, por ser bem localizada e estruturada. Prova disso é que a capital está na lista produzida por um site de 10 destinos para curtir a festa no país.

Além dos desfiles, os foliões podem curtir o Carnaval oficial na capital com uma vasta programação. Há atrações musicais nas praças Costa Pereira e Oito, no Centro, e na Curva da Jurema, além dos tradicionais desfiles de blocos carnavalescos na Jerônimo Monteiro.

Interesse

Beleza das alegorias e alegria dos foliões agitam o Sambão do Povo Foto: Divulgação/Prefeitura

Todos os 46 camarotes e 188 mesas oferecidos foram vendidos em minutos pela internet, o que comprova que o apelo é grande. Os mais de 10 mil bilhetes de arquibancada também se esgotaram. "Muitos já conhecem o espetáculo. Houve interessados que efetivaram a compra, por exemplo, em Tocantins, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Teremos novamente transmissão nacional, ou seja, já somos conhecidos por oferecer um belo espetáculo e com a imensa vantagem de ser uma semana antes do feriadão nacional", comemorou.

Movimentação

O Carnaval de Vitória movimenta cerca de R$ 20 milhões na economia capixaba. A ocupação dos hotéis também aumenta durante o período, assim como a movimentação nos atrativos turístico de Vitória. Operadoras e agências de turismo também aproveitam a oportunidade para vender a cidade nesse período.

Ordem dos desfiles das escolas de samba

Pelo Grupo de Acesso, na quinta-feira (5 de fevereiro), desfilarão Chega Mais, Andaraí e Chegou o que Faltava, a partir das 22 horas.

Quem abrirá o Grupo Especial B, na sexta-feira (6 de fevereiro), será a Imperatriz do Forte, às 22 horas. Na ordem, entram no Sambão do Povo São Torquato, Pega no Samba, Barreiros e, fechando a noite, a Tradição Serrana.

Pelo Grupo A, no sábado (7 de fevereiro), às 22 horas, quem entrará primeiro na avenida será a Unidos da Piedade, seguida por Unidos de Jucutuquara, Novo Império e Boa Vista, que é a atual campeã. A Mocidade Unida da Glória (MUG) será a última a se apresentar.

Pontos moeda