Entretenimento e Cultura

Multipliqui reúne cultura, arte e música na cidade histórica de Muqui. Confira a programação!

Durante o Festival Jovem de Integração Cultural, três bandas capixabas concorrerão ao prêmio e troféu ‘Múltiplos’: Vão Vão Vão, André Prando e A Mesa

André Prando concorre ao prêmio de bandas independentes, contemplado pelo Funcultura Foto: Divulgação ​

Na próxima sexta-feira (29) e sábado (30), Muqui respirará cultura. Acontece na cidade histórica a segunda edição do Festival Jovem de Integração Cultural, o ‘Multipliqui’. O evento, que reunirá várias atrações culturais, entre elas, um concurso de bandas independentes, foi contemplado pelo Funcultura, por meio do Edital de Coletivos Juvenis da Secult.

Três bandas concorrerão ao prêmio e troféu “Múltiplos”. A banda vencedora será escolhida pelo público, assim como os concorrentes da categoria videoclipe, na qual o vencedor também receberá o troféu.

Também com o coletivo “Muqui na Passarela”, será realizada uma oficina de criação e customização de looks inspirados nas Folias de Reis, ministrada pelo estilista Wander Polati. Os looks criados durante a oficina serão apresentados ao público na noite do dia 30 juntamente com figurinos especiais assinados pelo artista.

O Multipliqui é um projeto de integração cultural que foi realizado pela primeira vez em 2013, como um movimento independente de cultura fruto da união de inúmeros coletivos jovens de Muqui, propondo ações de intercâmbio cultural e de linguagens, aproximando a multiplicidade das realizações da juventude com o turismo cultural e a economia criativa, incentivando a criação de conteúdo e projeção de materiais criativos, produzidos por jovens, em parceria com o poder público, instituições culturais e sociedade civil. 

Bandas selecionadas

A banda Vão Vão Vão deseja expandir as possibilidades líricas do rap Foto: ​Divulgação

Vão Vão Vão
‘Não pare de dançar’, convoca a Vão Vão Vão numa das canções de seu repertório totalmente autoral. Com a proposta de fazer dançar, a banda iniciou as atividades em 2013 e ataca com versos, batidas e uma vontade de não deixar ninguém quieto.

Tendo o rap como fio condutor, mas sem deixar de abraçar outras influências – que vão do funk ao rock, do baião ao pagode baiano, a banda já levou sua experimentação sonora dançante a eventos marcantes do ES.

No formato clássico de banda, com baixo (Vinicius Fabio), bateria (Caetano Monteiro), guitarra (Renan Bono) e voz (Duc), a Vão Vão Vão deseja expandir as possibilidades líricas do rap a partir de uma curadoria interpretativa das diferentes tradições musicais brasileiras. Para isso, procura sempre colaborar com parceiros e convidados, seja na produção de arranjos instrumentais, seja nas apresentações ao vivo.

Em fevereiro 2016 a banda lançou o compacto de estreia ‘Desconectar/Não Pare de Dançar’, com duas canções gravadas no estúdio Funky Pirata, em Vitória (ES), e a participação de Mc Lekão, Mc Louise e o músico Gabriel Carvalho.

André Prando
É um músico/compositor nascido no Espírito Santo que tem ganhado espaço no cenário da música independente com um trabalho bem pisado no rock que explorando diferentes vertentes musicais, expressando sua identidade através de letras com forte cunho poético que estimulam a racionalidade e sensibilidade. Prando transpõe o campo musical buscando referências no cotidiano, literatura e na poética do que chama da ‘beleza do feio’. Com voz e identidade marcante, chama atenção por sua performance visceral no palco.

A Mesa
Formada pelos músicos César Baldan, Fabrício Miyakawa, Gessé Paixao e Lino Paixão e tem uma produção experimental gerada pela união de artistas com estilos diversos que passam pela música vocal, pelo samba de raiz, rock psicodélico e pela música brasileira dos anos 60. 

Confira a programação completa:

Sexta-feira – 29/4
13h às 18h - Oficina Cultura na Passarela 
20h - Abertura de Food Trucks
20:00 – Projeção dos videoclipes concorrentes ao Troféu ‘Múltiplos’ de Melhor Clipe
2h:00 - DJ Gustavo Txai

Sábado – 30/4
18h – Abertura Food Trucks 
19h – Abertura Oficial do Evento
19h20 – Banda Parachoque
20h – Desfile Cultura na Passarela
20h30 – Show Competitivo com o grupo ‘A Mesa’
21h30 – Show Competitivo com o grupo Vão Vão Vão
22h30 – Show Competitivo com André Prando
23:30 - Seleção Tropicool com Ananda Miranda (Vitória, ES)
00:00 – Premiação - Bandas e Clipe

Pontos moeda