Entretenimento e Cultura

Curte memes? Conheça os perfis que bombam nas redes com direito a recado para capixabas!

Você sabe de onde surgiu o meme? Por que tantos criticam mas sempre estão nas acompanhando? A Chloe, a Gina Indelicada e o Chapolin Sincero são um dos maiores sucessos nas redes

E o criador da página da Chloe Brasil mandou um recadinho fofo para os capixabas Foto: Reprodução/ Página Chloe

Muitas matérias sobre os famosos memes são postadas diariamente. Qualquer assunto polêmico, ou não, vira meme e na maioria das vezes ‘bomba’ nas redes sociais. 

A expressão meme é usada para descrever um conceito de imagem, vídeo ou algo que esteja relacionado ao humor e que se espalha via Internet. O termo é uma referência ao conceito dememes, que se refere a uma teoria ampla de informações culturais criada por Richard Dawkins em 1976 no seu livro The Selfish Gene. Muitas matérias sobre os memes são postadas diariamente. Qualquer assunto polêmico, ou não, viram memes e na maioria das vezes ‘bombam’ nas redes sociais.

A Chloe 'abrasileirada' é fofinha como um coice de cavalo Foto: Reprodução Facebook

E como exemplo de sucesso e referência no quesito memes, a página da Chloe (Brasil) não poderia ficar de fora, Com quase 6.4 milhões de seguidores, a página ganhou o coração dos seguidores nas redes sociais. Ela é uma menininha totalmente ‘abrasileirada’ e que sempre tem as respostas na ponta da língua. Na página, ela tem uma linguagem própria, onde escreve o português errado de propósito e sempre troca a letra de palavras que começam com"R" por "H", principalmente nas palavras ‘hotária’ e ‘hidícula’. 

“A página foi criada em 2013 já com a ideia de ‘abrasileirar’ a Chloe, que é americana. Criamos como se fosse um personagem e fomos desenvolvendo por um período de um ano mais ou menos. Hoje ela (a Chloe da página) tem uma personalidade definida, que é bem diferente da verdadeira Chloe, mas na fofura ambas são iguais”. 

Confira alguns memes separados por um dos representantes da página para o Folha Vitória! 

Diariamente ela transforma situações cotidianas do dia a dia em humor, na qual todo mundo sempre se identifica com alguma delas, principalmente as meninas. Como todas as pessoas, Chloe é bem sapeca, esperta, sarcástica, divertida, um pouco trouxa também, mal e bem humorada, viciada em comer e dormir, e muito meiga e fofinha como um coice de cavalo, ou seja, não é obrigada a nada.

Um dos responsáveis por administrar a página da Chloe contou que ele e o amigo trabalham juntos. “A página é administrada por apenas duas pessoas, eu e meu amigo Kin Wesley. Moro em Manaus-AM, trabalho com Marketing digital e sou Social Media e o Kin mora em Belo Horizonte-MG, trabalhamos juntos”, disse Theo Dervick, de 24 anos. 

Com todo o sucesso da página, o Espírito Santo, mais precisamente o município de Vila Velha, está entre os que mais interagem com as publicações. "Rio de Janeiro e São Paulo são os estados que mais curtem as publicações. Vitória não está no nosso top 50, mas Vila Velha sim". 

Criação

A página homônima foi criada em 3 de novembro de 2013, pouco mais de um mês depois do vídeo viral da Chloe (EUA) e sua irmã Lily, ser postado nas redes.  A ideia de criar a página dedicada à Chloe Brasil surgiu em meio ao sucesso que o vídeo estava fazendo na época. Logo no primeiro dia em que foi criada, mais de 100 mil pessoas curtiram, hoje somam quase 6.4 milhões de seguidores. Desde o início, a página teve o propósito de reunir fãs e admiradores da Chloe EUA, numa versão abrasileirada, bem humorada e sem apelação. A página teve o apoio e autorização de sua mãe desde o inicio, que diz amar tudo isso e o respeito que temos com ela e suas filhas.

Assista a versão (mais curta) com legenda em português e a versão original à direita da tela!

Uma questão legal é que a mãe da Chloe (EUA) a preserva bastante, já que ainda é uma criança.“Nós mantemos contato com a mãe dela e a página desde o início tem autorização e apoio dela. A Chloe não tem noção de que é tão famosa assim, já que a mãe a preserva bastante. Todos os vídeos e fotos dela são bem naturais, não é algo forçado ou que a mãe a coloque para fazer, ela apenas registra o dia a dia”, contou Theo. 

Inspiração

Theo contou que a inspiração para os memes que 'bombam' nas redes vem de situações do cotidiano e que geralmente grande parte dos brasileiros passa em algum momento. “Nos inspiramos em situações em que todo mundo passa no dia a dia, relacionamentos, amizade, escola, trabalho, preguiça, fome e assuntos/notícias muito relevantes de momento etc. Também nos inspiramos no nosso dia a dia, criamos a partir de algo engraçado que nos aconteceu, ou alguma outra situação em que as pessoas se identifiquem de alguma forma. As vezes também recebemos sugestões de nossos ‘curtidores’”

A página da Gina Indelicada faz o maior sucesso nas redes Foto: Reprodução/ Facebook

Gina Indelicada 

A página da Gina Indelicada ganhou a atenção dos milhões de seguidores há 4 anos. O criador da página, Henrique Lopes, é morador de São Paulo e contou um pouco da história sobre a criação da Gina Indelicada.   

Assista ao vídeo com depoimento emocionando do criador da Gina Indelicada!

Sabe aquela caixinha de palitinhos que todo mundo usa para comer petiscos? Especificamente a caixinha de palitos da Gina, foi a grande inspiração de Henrique. “Um dia quando fui para casa, estava com meus amigos em uma república. Nós estávamos cozinhando e abri o armário para pegar o orégano e tinha uma caixa de palito da Gina e começamos a falar sobre ela e nessa mesma hora tive a grande sacada na minha vida, que foi transformar a Gina Indelicada em uma personagem do Facebook. Imediatamente criei a página, coloquei umas piadas e implorei que meus curtissem. Quando acordei no outro dia, a página tinha 10 mil curtidas e recebi um e-mail do jornal O Globo querendo fazer uma entrevista comigo. Uma semana depois, a página tinha quase 1 milhão de curtidas”, contou. 

Henrique ganhou o seu primeiro 'salário' aos 14 anos. “Vim de uma família muito humilde. Nasci no interior de Minas Gerais e por isso sempre soube que teria que correr muito atrás dos meus sonhos e não poderia contar com meus pais financeiramente por muito tempo. Tenho uma irmã e sei que para eles seria muito pesado bancar dois filhos para estudar fora. Sempre fui uma criança independente e comecei a ganhar meu próprio dinheiro aos 14 anos também pela internet. Eu tinha uma comunidade do Orkut, onde as empresas me pagavam para fazer anúncios. Ganhava R$ 300 e estava rico e ajuda meu pai com o que eu ganhava e guardava outra parte. 

Henrique é natural de Minas Gerais e se mudou para São Paulo para estudar Foto: Reprodução Facebook

"A gente vive para realizar nossos sonhos..."

Em 2010, Henrique começou a ganhar uma quantia significativa. “Criei uma página no Twitter que se chamava ‘Vou confessar que...’, foi a segunda página mais retuitada do mundo em 2010. Foi quando comecei a ganhar uma quantia mais significativa. E todo dinheiro que eu ganhava guardava porque queria fazer faculdade de Publicidade. Com esse dinheiro do Twitter consegui pagar uma festa de 15 anos para minha irmã, o que foi um grande orgulho ter conseguido fazer isso aos 17 anos”. 

“Quando me mudei para São Paulo meu dinheiro começou acabar e comecei a ficar desesperado e estava no meio do curso. Foi uma época muito difícil, mas apesar de tudo, acho que a gente vive para realizar nossos sonhos. A gente tem que correr atrás do que quer e não podemos desistir. O pensamento tem muito poder. Todo mundo está aqui para ser feliz". 

El Chapulín Colorado é um grande conhecido Foto: Divulgação

Sigam-me os bons!

A galera 'obedece' e segue mesmo. Com quase 4,7 milhões de seguidores, a página do Chapolin Sincero faz o maior sucesso nas redes sociais desde agosto de 2012, quando um estudante de publicidade decidiu levar mais humor para as pessoas na internet. 

Veja a galeria com alguns memes. Clique aqui.

Renan Schwarz, criador da página, contou de onde surgiu a ideia. “O Chapolin Sincero nasceu de uma ideia que eu tive em 2012, na época eu era estudante de publicidade e propaganda mas depois do sucesso da página resolvi trancar o curso e me dedicar integralmente a página. Um ano e meio depois eu chamei o Fábio Velozo (Co-Criador) me ajudar e virou meu sócio nesse projeto.”

Seguindo sempre o padrão de imagem e frases engraçadas, o perfil se mantém de pé e fiel ao formato de postagem durante todo esse tempo. "Para manter a página atualizada usamos tanto frases que nós mesmos criamos quanto referências externas, como sugestões que recebemos pelas directs, e-mails e mensagens no Facebook. Escolhemos o Chapolin, pois além de ter um personagem presente na infância da maioria das pessoas, ele tem um jeito engraçado e sincero que facilmente se encaixa nas piadas que usamos”, disse. 

O personagem do El Chapulín Colorado (Chapolin Colorado no Brasil) é uma série de televisão mexicana exibida originalmente entre 1970 e 1979. Criado e estrelado pelo ator e escritor Roberto Gómez Bolaños (personagem que também interpretava o Chaves), a série parodiava os heróis norte-americanos e fazia constantemente críticas sociais em relação à América Latina.

Nos primeiros episódios a falta de estrutura da pequena emissora local em que era exibido era muito evidente. Poucos atores participavam, entre eles se destacavam Ramón Valdés (Seu Madruga) e Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha), que já trabalhavam no programa de Chespirito desde 1968. Os capítulos tinham em média 10 minutos de duração, ainda dentro do programa Chespirito. Lá surgiram, ainda como figurantes, Florinda Meza (Dona Florinda) e Carlos Villagrán (Kiko). 

Pontos moeda