Dicas da Nutri que Corre: O verão chegou! O seu projeto deu certo?!

Não existe emagrecimento saudável e duradouro de um dia para o outro. É preciso ter hábitos que devem ser levados para a vida toda, um projeto verão para vida! O MELHOR CAMINHO É A REEEDUCAÇÃO ALIMENTAR, onde a perda de peso é programada, controlada e acompanhada.

Você não precisa parar de comer para ter uma vida mais saudável, pelo contrário, o que você precisa é aprender a controlar os alimentos que consome e aprender a eliminar o excesso e os calóricos.

Quando nós começamos um projeto pessoal, na faculdade ou no trabalho, geralmente sabemos onde queremos chegar com tal empreitada. O mesmo serve para o emagrecimento. Antes de determinar o que fazer, é fundamental determinar qual o objetivo. Você quer perder peso? Definir a barriga? Mandar a gordurinha localizada para longe? Ou deseja apenas manter-se com os quilos ideais até o verão chegar?

Uma vez que você definiu o que deseja fazer do seu projeto verão, ficará mais fácil escolher quais táticas e atitudes poderão te auxiliar em direção ao alcance do objetivo.

Abusou nas festas? Sim, faça detox! Mas o que realmente é a detox? Detox é um tratamento que busca restaurar a sua saúde eliminando as toxinas através da urina, fezes e suor.

Na Dieta Detox você encontra na sua composição ingredientes que favorecem a limpeza do fígado, potencializando a eliminação das toxinas que sobrecarregam o nosso organismo. Porque o fígado é o órgão responsável por fazer a absorção das substâncias que são ingeridas, tanto pela alimentação, quanto pela respiração e pelo contato com substâncias que podem ser absorvidas pela pele. A partir da limpeza do fígado é possível diminuir a presença das toxinas, aumentando a capacidade funcional do nosso corpo, para que ele possa absorver ao máximo os nutrientes de qualidade que são ingeridos.

Todos os ingredientes de uma dieta detox são naturais e saudáveis.  Eles funcionam para pessoas com problemas de tireoide, para quem já teve filhos, para quem está na menopausa, para quem tem uma família de obesos e muitas outras pessoas. Porém, assim como qualquer outra dieta ela deve ser acompanhada pelo nutricionista e avaliada a necessidade e planejada.

A dieta detox deve ser seguida no máximo por 2 semanas e suas restrições devem ser avaliadas por um cronograma alimentar.

Meu projeto não deu certo: e agora? Calma, as pequenas mudanças irão auxiliar muito para que seu projeto verão vire projeto para toda a vida e podem auxiliar em mudanças eternas trazendo ótimos benefícios.

Beba água: Tome uma quantidade suficiente de água para certificar que o seu corpo esteja hidratado, não existe um número ideal para todas as pessoas, mas a recomendação é de 2 litros por dia. Isso é importante porque quando o seu corpo está desidratado, os músculos, órgãos e células não funcionam tão bem quanto deveriam. A eliminação de toxinas é menos eficiente, assim como o processo de queima de gorduras

Corte refrigerantes: É que essas bebidas fornecem as chamadas calorias vazias ao seu organismo. Isso significa que ao tomar um copo de bebida tipo cola, por exemplo, você aumenta a sua ingestão calórica do dia, mas não recebe nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu corpo.

Faça exercícios periodicamente: A prática de exercício físico estimula o gasto calórico, o que dá uma força para eliminar os quilinhos a mais. Por isso, para quem deseja emagrecer para o verão, começar a fazer as atividades físicas é uma dica que não pode faltar. Se você nunca se exercitou, comece caminhando ou correndo no parque ou matricule-se em uma academia. O importante é não ficar parado.

Corte alimentos calóricos: Cortar as guloseimas, frituras, lanches fast-food e demais alimentos que não contribuem em nada com a perda de peso é importante. Entretanto, é importante saber que seguir dietas loucas e hiper restritivas que te obrigam a ficar muito tempo sem comer nada não ajuda a emagrecer.

Alimente –se a cada 3 horas: É essencial começar o dia com um café da manhã saudável e fazer refeições saudáveis e equilibradas de três em três horas. Isso manterá o seu metabolismo funcionando a uma velocidade satisfatória.

Cozinhe para você: mesmo que seu prato seja simples. A vantagem de comer o que você mesmo cozinhou é saber exatamente como os pratos foram feitos e conseguir controlar as calorias dos alimentos de modo mais eficiente. Além disso, você ainda pode controlar o tamanho de suas porções, o que nem sempre é possível em um restaurante.

Cuidado com as bebidas alcoólicas: Sim, elas possuem calorias e podem te atrapalhar a emagrecer, sem que você nem ao menos perceba.

Afinal como fazer o projeto verão dar certo e emagrecer sem ter que ficar todo ano fazendo dietas malucas, exercícios além do limite e muitas outras estratégias radicais para chegar com o corpo em dia na estação mais quente do ano?

É simples! Os resultados são conquistados ao longo do ano e de forma gradativa, pois não é possível reverter meses de descuido com dietas e exercícios em um curtíssimo espaço de tempo. Ou seja, monte seu projeto 2018 iniciando com pequenas mudanças e nada de restrições absurdas, o ideal é sempre acompanhar a perda de peso com um nutricionista, apenas ele é apto a montar esse cardápio atingindo os nutrientes necessários.

Suco Detox de Cenoura e Maçã
Ingredientes:
200 ml de água de coco;
1 folha de couve;
½ cenoura;
½pepino;
1 maçã;
1 colher de sopa de chia;

Como Fazer:
Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Suco Detox de Beterraba e Gengibre
Ingredientes:
1 beterraba sem casca;
1 cenoura com casca;
½ copo (100 ml) de água;
1 pedaço de gengibre;

Como fazer: Bater tudo no liquidificador e coar antes de beber.


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Daniela Künsch

(1462Publicações)

Daniela Künsch é jornalista desde 2002, editora chefe do jornal Folha Vitória e corredora amadora. Depois de chegar aos 133 quilos, perdeu 65, e encontrou na corrida força e inspiração para não voltar à obesidade.