Antes da corrida, devo alongar ou aquecer?

Alongamento é sempre um assunto que gera dúvidas entre os corredores. Há quem defenda a prática antes do treino, outros que preferem depois e ainda aqueles que sugerem que os exercícios sejam feitos em dias distintos da corrida.

O treinador de corrida da 02Fit e personal trainer Leandro Corrêa prefere passar uma série de exercícios que possam aquecer e ativar a musculatura que será trabalhada, o que pode ajudar no desenvolvimento da atividade. “Uns dos exercícios que peço são os educativos de corrida, que vão ajudar tanto no aquecimento quanto na ativação muscular”.

O especialista explicou que os educativos de corrida são exercícios específicos relacionados ao movimento da corrida que proporcionam ao corredor maior eficiência mecânica.

“O objetivo é fazer com que toda a força que o atleta aplique na passada seja transformada em deslocamento. Levando em conta que a corrida é um esporte cíclico, em que executamos o mesmo movimento milhares de vezes, cada detalhe ou ajuste que contribua no aperfeiçoamento da forma de correr pode significar uma melhora significativa no desempenho e na prevenção de lesão do corredor”, explicou Leandro.

Ele ainda ponderou a importância do acompanhamento de um profissional: “Para o treino educativo proporcionar bons resultados, ele deve ser minuciosamente bem orientado e executado. Então o acompanhamento de um profissional credenciado faz toda a diferença”.

Aquecimento

Já o especialista em corridas de rua Célio Lobato, que é autor do Guia Definitivo do Corredor de Rua, defende que o mais indicado é fazer um aquecimento antes de começar a atividade. “Geralmente, devem ser realizados movimentos que o indivíduo vai fazer durante a corrida propriamente dita, como saltos, elevação de quadril, corrida no mesmo lugar ou até mesmo a corrida com menos intensidade (trote)”.

Assim como Leandro, ele destacou a importância dos educativos. “Além de fazer correções e alguns movimentos que o corredor esteja fazendo errado, os educativos também preparam a musculatura e lubrificam as articulações para os treinos mais intensos, com isso, também fazendo aumento do fluxo sanguíneo, o aumento da temperatura do corpo e da frequência cardíaca”.

Segundo Célio, existem vários estudos comprovando a ineficácia do alongamento antes ou depois destas atividades. “O mais indicado é fazer sessões de alongamento em horários diferentes do treino da corrida”, orientou.

Exercícios de aquecimento

Confira 6 exercícios que vão te aquecer antes de correr, conforme o site runnersworld.com.br:

  1. Caminhar com quadríceps + piriforme: Segure um dos pés atrás de você, levando-o em direção ao bumbum. Solte-o e dê um passo à frente; troque de perna e dê outro passo e repita por 30 segundos. Então segure a perna direita pelo tornozelo e joelho, levando-a em direção ao peito. Solte-a e dê um passo à frente; troque de perna e dê outro passo. Repita durante 30 segundos.
  2. Giro de quadril: De pé, dobre o joelho esquerdo e levante a perna até a altura do quadril, então gire-a para fora até abri-la em um ângulo de 90 graus (se necessário, coloque a mão esquerda debaixo do joelho para estabilizar e conduzir o movimento). Traga a perna de volta à frente do corpo; depois abaixe o pé e troque de lado. Repita durante 30 segundos.
  3. Círculos de braços: Fique de pé com as pernas separadas na largura dos ombros e levante os braços para o lado até a altura dos ombros, com as palmas para baixo. Faça pequenos círculos; em seguida, mude de direção depois de 30 segundos. Continue por outros 30 segundos.
  4. Caminhada: Comece de pé com os pés juntos. Levante a perna direita esticada na frente do corpo ao mesmo tempo que toca a mão esquerda na ponta do pé direito. Abaixe a perna e dê um passo à frente; repita o movimento com o lado oposto e continue durante os próximos 30 segundos.
  5. Crossover de pernas + escorpião: Deite de costas, com as pernas esticadas e os braços abertos. Levante a perna direita e cruze-a por cima do corpo, tocando o pé no chão. Volte à posição inicial; repita com o lado oposto. Depois de 30 segundos, deite de barriga para baixo e repita o movimento durante os próximos 30 segundos.
  6. Minhoca: Comece de pé, dobre o tronco até tocar os dedos dos pés e então caminhe para frente com as mãos até ficar em posição de prancha. Mantenha durante 2 segundos; caminhe com os pés até as mãos. Retorne à posição inicial. Repita durante 1 minuto.

Depois disso, pode considerar que seu motor está oficialmente pronto para arrancar.

Matheus Thebaldi

(57Publicações)

Acompanhava as pessoas nas corridas e ficava impressionado com tamanho fôlego e com tanta disposição até a chegada. Mal corria na esteira. Foi quando fiz uma prova para concurso em 2009 e a mesma exigia o famoso TAF, tendo que correr 2,4km em 12 minutos. Comecei a treinar e não parei mais. Não passei na prova, mas me tornei um viciado em corrida de rua, tendo já feito, inclusive, três maratonas.

Comentários (2)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *