Esportes

Superação! Cadeirante capixaba se prepara para o Campeonato Brasileiro de Canoagem

A próxima competição de Fabio é o Campeonato Brasileiro de Canoagem. O torneio acontece nos dias 27 e 28 de junho, e o capixaba já começa com o desafio de conseguir recursos para participar

Fabio iniciou na canoagem aos quinze anos Foto: Reprodução Facebook

Superação. Essa é a palavra que define a vida do capixaba Fabio Fermo Giro. Atleta de canoagem, Fabio nasceu com uma doença chamada mielomeningocele, uma malformação congênita da coluna vertebral da criança, sendo cadeirante desde pequeno. Nascido na Barra do Jucu, o capixaba, de 37 anos, conheceu a canoagem aos 15, através do amigo Renato Barcelos, praticante da modalidade. Esse foi o ponto de partida para que Fabio deixasse de lado o medo e entrasse de cabeça nas ondas. E deu certo! Fabio disputou diversas competições nacionais e em 1999 chegou ao mundial de canoagem.

“Conheci a modalidade através de um amigo que também era praticante, o Renato Barcelos. Sempre ia ver ele ‘pegar’ onda, e demonstrei o interesse pela canoagem. Ele me apoiou e eu resolvi entrar com tudo nessa. Participei de diversos campeonatos brasileiros e, em 1999, disputei o mundial da categoria”, disse Fabio Fermo.

O capixaba se prepara para representar o Estado na 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Foto: Reprodução Facebook

Sobre o preconceito? O capixaba garante que nunca sofreu indiferenças por ser cadeirante. Pelo contrário. Fabio sempre contou com boas recepções em todas as competições que participou. “Fui bem aceito entre os atletas. Naquele tempo, ter um cadeirante na canoagem era uma novidade. Hoje já temos mais atletas”.

Fabio chegou a participar do mundial de canoagem em 1999 Foto: Reprodução Facebook

Assim como em diversas modalidades esportivas no Estado, a canoagem é mais uma que sofre com a falta de investimento e apoio para os praticantes. Fabio ficou cerca de onze anos sem participar de um campeonato, justamente por falta de apoio. A próxima competição do capixaba é a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem 2015, que será realizado em Santa Catarina. O torneio acontece nos dias 27 e 28 de junho, e Fabio já começa com o desafio de conseguir recursos para participar.

“No Espírito Santo a canoagem já foi bem forte e praticada por várias pessoas. A falta de investimento fez com que o número de capixabas em competições nacionais diminuísse bastante. Fiquei onze anos sem praticar, por falta de verba. Foi a minha esposa que me incentivou a voltar para as praias, e aqui estou eu”, disse Fabio.

Apoio de bandas capixabas

Banda Casaca faz campanha nas redes sociais para ajudar o capixaba Fabio Fermo Foto: Reprodução Facebook

O apoio para que o capixaba Fabio Fermo represente o Estado no próximo brasileiro de canoagem não vem apenas da família do atleta. Vários amigos se mobilizaram. Exemplo disso é a banda Casaca. Fabio conhece os integrantes da banda desde a infância, foram nascidos e criados na Barra do Jucu. A mobilização ganhou espaço nas redes sociais do grupo, sendo compartilhado por diversas pessoas. A intenção é arrecadar fundos para que Fabio consiga se manter na competição, representando o Espírito Santo.

“Conheço os integrantes da banda desde a infância. O apoio deles é muito importante, eles são muito queridos no Estado. A campanha ainda não rendeu o esperado, mas estamos confiantes”, declarou Fabio Fermo.

Pontos moeda