Líder em Indústria de Laticínios

????????????????????????????????????

Rubens Moreira
SELITA 

Rubens Moreira é presidente da Cooperativa Selita. Graduado em Administração, trabalhou por 30 anos como gerente no Banco do Brasil. Em 1999 atuou como conselheiro da Selita, e entre 2004 e 2008 foi presidente da cooperativa, cargo que ocupa novamente desde 2014. Além disso, é conselheiro do Sicoob ES e presidente do Sicoob Sul.

O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
A principal habilidade do líder é motivar pessoas. Diferentemente da autoridade, o líder precisa ter uma postura que privilegie não só o resultado, mas também os caminhos para alcançá-lo. O líder divide as responsabilidades, identificando as habilidades e as dificuldades do time para encontrar o melhor caminho.

Qual é o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
O papel da liderança consiste em influenciar pessoas para que elas alcancem as metas propostas com prazer. A capacidade de interação é essencial para um bom líder. É de vital importância que ele seja visto e percebido como uma boa influência para a equipe.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
A boa liderança deve estar orientada para cumprir quatro funções: pôr uma política ou diretriz da organização em funcionamento; pensar acerca da estratégia; desenvolver a capacidade de mobilizar pessoas, e criar uma cultura motivadora e de resultados inquestionáveis.

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados?
Uma das formas mais sustentáveis de os líderes conquistarem o respeito dos integrantes da equipe é pela admiração. No entanto, ser respeitado e, ao mesmo tempo admirado, exige que o profissional acumule diversas competências e, acima de tudo, passe por um processo de treinamento ou qualificação que o permita desenvolver sua equipe.

Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
Procuro promover o crescimento de todo o grupo. Sou um líder que assiste e instiga o debate entre todos os colaboradores. Procuro ser um membro igual aos outros elementos do grupo. Sou objetivo e, quando critico, limito-me aos fatos. Esse tipo de liderança gera um bom relacionamento e a amizade entre o grupo, tendo como consequência um ritmo de trabalho seguro e de qualidade, mesmo na ausência do líder.

O que te move, o que te inspira e o que te indigna?
Liderança é uma escolha e, a partir do momento que você escolhe liderar, as pessoas escolhem tê-lo como referência. Elas não apenas escutam o que você diz, mas, principalmente, passam a observar o que você faz. Não é preciso ser perfeito, mas é imprescindível demonstrar interesse em melhorar.

Qual é o papel do líder nestes tempos de crise de representatividade que temos vivido?
O líder é o primeiro a tomar as decisões que estão sob sua responsabilidade sem adiá-las só por causa de uma manchete negativa. A crise de confiança costuma levar os gestores ao adiamento das decisões. Todavia, o custo maior da indecisão de hoje está nas consequências do amanhã, pois a demora na escolha de um caminho faz toda a diferença no momento de executar o que foi tardiamente definido.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *