Geral

Saiba como decorar a casa no clima da Copa do Mundo sem perder o estilo

Brasileiros já estão se preparando para colorir os ambientes e receber os amigos durante os jogos da Seleção Brasileira

Faltando apenas 23 dias para o maior evento de futebol do mundo, muitos brasileiros já começam a se preocupar com as decorações. Já é moda em todos os jogos da Copa do Mundo as casas serem decoradas nos tons de verde e amarelo. Pensando nisso, o Folha Vitória separou uma seleção de dicas sofisticadas para deixar a casa mais bonita e em clima de torcida. Confira!

Sala decorada em amarelo Foto: Divulgação

Sala de estar destaca cores da bandeira

O futebol está realmente com tudo em 2014, afinal é a Copa do Mundo é no Brasil. O esporte mais tradicional do país é o tema do ambiente criado pela arquiteta Gabriela Dall’Orto para a Decora Lider. A profissional criou a sala de estar do jogador, destacando as cores da bandeira do Brasil e os objetos do acervo pessoal do homenageado, o capixaba Adalberto Lopes. 

Ex-jogador, Adalberto já passou por grandes times brasileiros, representando seu Estado. Hoje atua como empresário do setor da arquitetura, comandando a Studio Design. O ambiente é caracterizado por ser contemporâneo, divertido e personalizado, onde o morador pode receber os amigos e se emocionar, relembrando bons momentos da carreira de atleta.

Cozinha em verde e amarelo é aposta Foto: Divulgação

Patriotismo à parte, a moda do verde e amarelo pode ser bem aproveitada sempre no design do seu ambiente. "Isso é porque o verde e o amarelo são cores análogas, ou seja, bem harmônicas. Uma combinação agradável, que transmite vida e muita alegria", garante a Design de Interiores, Juliana Beltrão Gama.

Ainda de acordo com Juliana, caso você fique com medo de se sentir no meio da torcida em tempos de Copa do Mundo, a dica é simples: invista em outros tons de verde e amarelo mais queimadas ou acinzentados. Brincar com acessórios e detalhes pela casa também vale. 

Para a design de interiores Márcia Abreu, as cores verde e amarelo podem ser usadas em almofadas, capas de sofá, cadeiras e em até objetos de decoração. Tudo vale nesse período em que deixar a casa nas cores do nosso país é prioridade. “Aproveitar o que se tem em casa com as cores verde, amarelo, azul e branco é uma ótima opção. Reunir objetos, cadeiras e almofadas nesses tons em um único ambiente irá dar um toque especial e deixar a casa no ritmo da Copa”, ressalta.

O destaque do ambiente é o aparador amarelo de Carolina Haveroth Foto: Divulgação

Peças com reaproveitamento de árvores

Com peças envolvendo o reaproveitamento de árvores centenárias da flora Brasileira e outros resíduos florestais, a arquiteta Marcella Penedo Souto, afirma que o destaque do ambiente (foto ao lado) vai para o aparador amarelo de Carolina Haveroth. A peça da designer de móveis busca dentro de uma linha estilizada e plástica, retratar elementos e formas naturais, visando unificar o design contemporâneo com o étnico brasileiro. 

O verde da bandeira do Brasil ficou por conta dos Gardens da Tidelli. Um deles é em corda náutica e o outro é o Garden da linha Nusa Dua, feita de alumínio. Com inspiração no clima tropical, a linha aposta em cores variadas para atribuir personalidade às peças.

Almofadas e porta-retrato são opções para decorar a casa Foto: Divulgação

Brasil do Coração

Como o clima de Copa do Mundo já invadiu a moda e também vai invadir a decoração da casa dos capixabas. Pensando nisso, a Fricote criou este ano uma coleção especial chamada “Brasil do Coração” para quem quer levar a pátria amada em pequenos produtos. Além de objetos pessoais, um dos destaques da nova coleção são as almofadas palito com a frase “Te Amo Mais que Futebol”. 

Em cores diferentes, a peça pode decorar desde o quarto do torcedor ou até mesmo o sofá da sala que vai receber amigos e parentes para assistir juntos os jogos e torcer pelo Brasil. Outra opção da Fricote é a coleção “Com a bola toda”. Um dos destaques é o porta-retrato, ideal para decorar o quarto e colocar aquela melhor foto torcendo pelo Brasil.

Almofada “Te amo Mais que Futebol” – R$ 39 
Porta-retrato “Com a Bola Toda” – R$ 39

Ambientes podem ser decorados com móveis funcionais Foto: Divulgação

Dicas para organizar a casa 

Em época de Copa do Mundo é normal que a casa fique cheia de familiares e amigos. Todos anseiam por acompanhar aos eletrizantes jogos de futebol. A Q&E indica que seja feita uma preparação antecipada do lar, para que os cômodos tenham a estrutura e capacidade para comportar a todos. Cláudia Júdice Torres, diretora da loja em Vitória, explica que móveis funcionais podem ajudar bastante a aumentar a receptividade. 

“Há produtos dois em um, como caixas organizadoras baús e estantes, que podem ser usados como assentos. O importante é colocar a imaginação e a criatividade para funcionar nesta época”, indica Cláudia.

A estante baixa Hampton é uma das sugestões. É um produto que organiza a casa, pode acomodar a TV e também tem a função de assento. É produzida em madeira e pode ser customizada com materiais como futon. Já o estofado futon Brise é uma excelente alternativa para acomodar os convidados. Branco com listras discretas, o produto adequa-se em quase todos os espaços. Após o uso, em uma noite de sono ou em uma tarde de descanso, o sofá cabe em qualquer lugar.

Comemoração de jogo da Seleção Brasileira sem um bom petisco é algo muito difícil entre as famílias que torcem pelo Brasil. Para reunir e organizar as guloseimas que serão servidas em dias de jogos, a Q&E sugere a mesa Montana, que é prática, leve e fácil de manusear.

A brasilidade está presente de forma harmoniosa Foto: Divulgação

Cores brasileiras

E para entrar no clima da torcida pela seleção com muita cor, a Suvinil apresenta algumas dicas de como transformar os ambientes da casa para essa ocasião. O tema Plural, do estudo de tendências da Suvinil, apresenta uma paleta bem brasileira, composta exclusivamente por tons de azul, amarelo e verde. 

Para os que possuem um perfil mais clássico, mas também desejam trazer as cores da bandeira para um dos ambientes da casa, vale neutralizar a parede principal com a cor cinza Inox, ou com um tom suave de azul acinzentado, como o da cor Chuva de Prata. Para completar o ambiente, a dica é investir em uma parede de destaque em tom de verde denso e profundo como o Araucária. Composições com esta, além de acolhedoras, despertam segurança e sofisticação. 

“Apostar em novas cores é uma ótima opção para uma transformação de impacto. Uma simples pincelada de tinta é capaz de mudar completamente um ambiente e estimular diferentes emoções na decoração da casa. Determinados tons alegram, enquanto outros acalmam, permitindo renovação emocional e de humor”, explica a designer de cores Ana Kreutzer.

Pontos moeda