Geral

Capixabas criam blog “Geração Com Com” para incentivar trabalho e estudo

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que no ES, mais de 410 mil jovens fazem parte da “Geração Nem Nem”. Quase 25% da população entre 15 e 29 anos

Grupo de estudantes criaram e alimentam o blog com vagas de empregos e cursos na GV Foto: Reprodução/TV Vitória

O número de jovens na criminalidade é cada vez maior, e consequentemente fazem parte da chamada “Geração Nem Nem”, nem trabalha nem estuda. Pensando nisso, um grupo de estudantes de Vitória resolveu criar um blog para divulgar oportunidades de trabalho e transformar a geração em “Com Com”, com estudo e com trabalho.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que no Espírito Santo, mais de 410 mil jovens fazem parte da “Geração Nem Nem”. Quase 25% da população capixaba entre 15 e 29 anos.

Foi durante a aula de cidadania que um grupo de estudantes e adolescentes aprendizes de uma instituição da Capital, tiveram a ideia de mostrar uma realidade diferente para “Geração Nem Nem”. Os alunos entre 14 e 17 anos resolveram criar um blog provando que é possível ser da geração “Com Com”, com estudo e trabalho.

No blog www.geracaocomcom.tk é possível encontrar informações detalhadas sobre empregos para jovens, Pronatec e o Enem, tudo para que o adolescente que vive em risco social não pare de estudar ou desista de buscar um trabalho e caia na criminalidade.

"O site me ajuda a ter um futuro melhor", diz estudante que ajudou a criar o blog Foto: Reprodução/TV Vitória

"É triste a gente vê aquelas pessoas que a gente gosta e que está perdendo a vida, os amigos... E com o site eu sei que posso ter um futuro melhor", diz a estudante Maria Karolina Lagassi.

O blog foi criado há dois meses e é atualizado duas vezes por semana. Seis alunos são encarregados de administrar o site. "Achei muito louvável principalmente por vir dele. Que são adolescentes de 15 a 20 anos que já tem uma visão de futuro", conta a instrutora de cidadania Denise Krebel.

A intenção é divulgar ainda mais o blog para que ele atinja uma quantidade maior de jovens da “Geração Nem Nem”. Os estudantes pretendem criar uma área específica para interação, não só para conversar sobre o projeto e tirar dúvidas daqueles que tenham curiosidade, mas principalmente divulgar histórias de sucesso.

Pontos moeda