Geral

Certificado digital agiliza atendimento a pacientes na rede de saúde em Vitória

O sistema de certificação digital implantado pela Semus possibilita a assinatura digital em todos os processos do prontuário eletrônico, eliminando o uso de papel e gerando economia

Sistema de certificação digital possibilita a assinatura digital em todos os processos do prontuário eletrônico Foto: Divulgação/Prefeitura

A implantação de um sistema que possibilita a hospedagem de certificados digitais em nuvem resultou em um ganho de velocidade e segurança na assinatura de prontuários eletrônicos pelos servidores da saúde na Prefeitura de Vitória.

O sistema de certificação digital implantado na Secretaria Municipal de Saúde (Semus) possibilita a assinatura digital em todos os processos do prontuário eletrônico, eliminando o uso de papel e gerando economia de recursos para o município. Com a prática, servidores e pacientes da rede pública municipal de saúde têm garantia da integridade e autoria das informações disponibilizadas pelo sistema.

A tecnologia substituiu a necessidade de tokens físicos para armazenamento de certificados digitais, que agora são hospedados em um servidor com acesso em nuvem, pela intranet. O BRy Cloud permite a assinatura digital de 30 documentos por segundo, ao contrário da versão física, de apenas uma assinatura.

Unidades

Mais de 20 unidades de saúde da rede municipal já foram contempladas, totalizando mais de 600 servidores efetivos com certificado digital armazenado em nuvem.

Segundo Paulo César Barbosa Fernandes, analista em Tecnologia da Informação da Prefeitura, o objetivo é levar a tecnologia a 1,8 mil servidores até o final deste ano. "Obtivemos um ganho gigantesco com a migração para o BRy Cloud. Acabamos com problemas de compatibilidade dos tokens e aceleramos os procedimentos de assinatura digital de forma incrível", observa.

Certificado

No modelo anterior, por exemplo, um profissional da saúde não poderia assinar digitalmente o atendimento dos pacientes via sistema caso tivesse esquecido o token com o seu certificado digital. Agora, a partir de uma senha PIN, o certificado digital é obtido de qualquer dispositivo com acesso à intranet.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, "a certificação digital é a solução para a redução de custos com aumento de segurança tanto para o paciente como para os profissionais".

"Desde 2013, os laboratórios prestadores de serviço para o munícipio já utilizam a tecnologia disponibilizando os resultados dos exames de Citologia e Histologia assinados digitalmente direto no prontuário eletrônico do paciente. Em agosto, será a vez dos exames de Radiografia serem disponibilizados pelo prestador no prontuário do paciente", complementou a secretária.

Bem Estar

O prontuário eletrônico de Vitória faz parte do sistema Rede Bem Estar (RBE), que integra os diferentes estabelecimentos de saúde do município e profissionais de diversas categorias e especialidades, como médicos, psicólogos, dentistas e enfermeiros. Por meio do prontuário eletrônico, as informações dos pacientes são armazenadas em um único sistema e compartilhadas de forma virtual entre todas as unidades de saúde, de acordo com a necessidade de atendimento ao cidadão.

Em operação desde 2009, o prontuário eletrônico é utilizado por centros de referência, Prontos- Atendimentos, unidades básicas, unidades básicas com estratégia para saúde da família e centros de especialidades. Com a utilização do sistema, cada registro no prontuário eletrônico tem a assinatura digital do profissional de saúde. A assinatura digital, agora hospedada na nuvem, resultou em mais agilidade na transmissão de documentos, com maior facilidade na autenticação e segurança jurídica.

Pontos moeda