Geral

Jaguatirica é confundida com onça e causa pânico em restaurante de Itarana

A jaguatirica se encontra na lista de animais em risco de extinção. Os animais selvagens em área urbana se sentem acuados e geralmente atacam como forma de defesa

O animal foi encontrado dentro de um restaurante no Centro de Itarana Foto: Divulgação

Uma jaguatirica, pesando 12 quilos, levou pânico aos moradores do município de Itarana, na tarde do último sabão (19). O animal foi encontrado no interior de um restaurante na Rua Jerônimo Monteiro, no Centro da cidade.

 A Polícia Militar Ambiental foi acionada, sendo informada inicialmente que uma “onça” havia sido encontrada, e estava causando e pânico aos funcionários do local.

Imediatamente uma equipe foi até o restaurante com equipamentos de contenção e manejo de animais silvestres.  O animal foi contido, colocado em um compartimento adequado, sendo constatado que não estava ferido e aparentando boas condições de saúde.

Mesmo assim, o felino foi levado para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, onde recebeu atendimento veterinário e ficou constatado tratar-se de uma fêmea. O animal será avaliado nos próximos dias para posterior soltura em um local adequado.

Susto

Mesmo com o grande susto, o proprietário do restaurante disse estar encantado com a beleza do animal e concluiu dizendo que “os animais perderam suas casas, as florestas destruídas pelo homem, motivo pelo qual estão chegando cada vez mais até as áreas urbanas”.

A jaguatirica se encontra na lista de animais em risco de extinção, principalmente por causa da caça e destruição do seu habitat natural. A jaguatirica foi carinhosamente apelidada de Chitara.
 
Orientação:

A Polícia Militar Ambiental orienta a população, que ao se deparar com algum animal silvestre em área urbana a orientação principal é não tentar capturá-lo, manter uma distância segura e acionar imediatamente a Polícia Ambiental pelo próprio 190, ou outros órgãos de defesa do meio ambiente, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou até mesmo o Ibama.

Os animais selvagens em área urbana se sentem acuados e geralmente atacam como forma de defesa.

Contatos com a Polícia Militar Ambiental:

Região Centro/Serrana: (27) 3636-0173
Região Norte/Noroeste: (27) 3711-8151
Região Norte/Nordeste: (27) 3763-3663
Região Sul: (28) 3521-3358, (28) 3553-2042
E-mail: [email protected]

Pontos moeda