Geral

Agosto Azul: campanha incentiva a promoção da saúde do homem

Como parte da Campanha Agosto Azul, será realizada no período de 25 a 29 deste mês, a Semana de Saúde do Homem Portuário, em parceria com o Ministério da Saúde e com o OGMO-ES

Essas ações estão focadas em cuidados básicos: aferição de pressão e glicemia capilar Foto: Divulgação/Prefeitura

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi lançada em 2009 para facilitar e ampliar o acesso da população masculina de 20 a 59 anos aos serviços de saúde, além de criar mecanismos para melhorar a assistência. No Espírito Santo, a exemplo de outros estados brasileiros, o mês de agosto é dedicado a realizar ações que incentivem a prevenção de doenças e a promoção da saúde desse público masculino que, em sua maioria, ainda resiste a verificar sua condição de saúde com mais frequência.

Representante do programa de saúde do homem no Espírito Santo, a enfermeira Rosa Montenegro ressalta a importância de os serviços de saúde, principalmente da atenção primária, terem uma estratégia para buscar e orientar a população masculina a cuidarem de sua saúde, antes que doenças se manifestem de forma mais grave.

Segundo ela, cada município capixaba, ao longo deste mês, vem desenvolvendo ações de prevenção e promoção de saúde voltada para o homem, de acordo com sua capacidade. Essas ações estão focadas em cuidados básicos: aferição de pressão e glicemia capilar, para prevenção e controle de hipertensão e diabetes; orientação nutricional e conferência de medidas antropométricas para cálculo do Índice de Massa Corpórea (grau de obesidade); abordagem sobre os malefícios do cigarro, álcool e outras drogas, testes de DST/Aids e hepatites virais, entre outros.

Mas a preocupação vai além da oferta da assistência clínica. Rosa Montenegro lembra que, a cada cinco mortes de adultos com idade entre 18 e 30 anos, quatro são de homens, de acordo com dados do Ministério da Saúde. 

“A maioria dos homens não faz o cuidado de prevenção e promoção e quando busca o serviço de saúde é porque, muitas vezes, já está com a doença instalada, apresenta um quadro de obesidade, hipertensão e diabetes, por exemplo, que eleva o risco de doenças cardiovasculares”, observa a enfermeira ao ressaltar, ainda, que exames simples como testes para diabetes, hipertensão, Aids e hepatite estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.

Programação 

Como parte da Campanha Agosto Azul, será realizado no período de 25 a 29 deste mês, a Semana de Saúde do Homem Portuário, em parceria com o Ministério da Saúde e com o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO-ES), entidade organizada e administrada pelo sindicato patronal dos operadores portuários para gerir o fornecimento de mão de obra avulsa no trabalho portuário. 

Rosa explica que, nos portos da Grande Vitória, há 1.800 portuários cadastrados dentro da faixa etária da campanha (20 a 59 anos). A cada dia, uma equipe multidisciplinar de saúde estará em um dos portos para realizar ações de orientação e ofertas de serviços: medição de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV/Aids e hepatites, vacinação contra hepatite, febre amarela e influenza.

No dia 27, o Sest/Senat também estará presente na ação, no Porto de Capuaba, para orientar os caminhoneiros, que também terão acesso aos serviços ofertados.

Você sabia que os homens:

Praticam atividade física com menor regularidade;
Muitas vezes acham que não vão adoecer, por isso não se cuidam;
Geralmente têm medo de descobrir doenças;
Não procuram regularmente os serviços de saúde e quando procuram, na maioria das vezes, não seguem os tratamentos recomendados;
Estão mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho (ocupam profissões de maior risco como eletricista, bombeiro, motorista e em áreas da construção civil, por exemplo);
Utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade;
Estão envolvidos na maioria das situações de violência;
Vivem em média sete anos a menos que as mulheres.

Pontos moeda