Geral

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos

Ao encontrar um animal marinho não é recomendado mexer no animal ou tentar desencalhar. O recomendado é chamar a Polícia Ambiental ou ONGs especializadas em animais marinhos

Golfinho encontrado morto com ferimento provocados por barco ou lancha Foto: Divulgação

Moradores de Manguinhos, na Serra, encontraram um golfinho morto no início da tarde desta segunda-feira (04). Representantes do Instituto Orca estiveram no local para recolher o animal e disseram que provavelmente a causa da morte foram os ferimentos provocados por um barco ou lancha.

No caso de encontrar um animal marinho na praia não é recomendado que a pessoa mexa no animal ou tente ajudar no caso de encalhe. O recomendado é chamar a Polícia Ambiental, ou até mesmo as ONGs que possuem profissionais especializados em resgate e tratamento de animais marinhos.

Não é a primeira vez

O golfinho encontrado morto é da espécie Sotália guianensis, mais conhecido como boto cinza Foto: Divulgação

No dia 09 de julho um golfinho de 1,78 metros foi encontrado na Praia do Morro, em Guarapari. De acordo com informações passadas pelo cenógrafo e gerente da equipe de monitoramento da praia, Bruno Bergue, o golfinho da espécie Sotália guianensis, mais conhecido como boto cinza, era adulto.  E outro, foi encontrado morto no dia 11 de julho, com 1,87 metros na praia das Castanheiras, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. O animal não tinha sinais de redes de pesca, o que pode indicar que o golfinho morreu no mar e foi levado pela maré até à praia.

 

Animais marinhos no litoral capixaba

No dia 8 de julho, um elefante-marinho foi encontrado na areia de uma praia às margens do Morro do Moreno, em Vila Velha. O animal foi encontrado perto do farol de Santa Luzia. Segundo a equipe de biólogos que analisou o animal, o elefante-marinho pode ser o mesmo que foi encontrado em dezembro de 2013, em praias de Vitória. Paradão, o elefante-marinho foi batizado como “Fred”, e deixou o ES nesta segunda-feira (14).

O animal foi encontrado em uma praia de Vila Velha Foto: Divulgação

No dia 14 de julho, um filhote de baleia Jubarte morreu encalhado na Barra do Sahy, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. Foi o primeiro registro de encalhamento de baleia Jubarte de 2014, no Espírito Santo. O filhote tinha cerca de três metros de comprimento e pesava aproximadamente uma tonelada.

Moradores ajudaram filhote de Jubarte a desencalhar Foto: TV Vitória

No dia 30 de julho, um filhote de baleia do tipo Jubarte foi encontrado nas areias em Conceição da Barra, município da região norte do Estado. O animal recebeu ajuda dos moradores e conseguiu voltar para o mar. Essa foi a quarta baleia encalhada no litoral capixaba nos últimos dias de julho.

Pontos moeda