Geral

SP: água contaminada pode ter mandado 100 para hospital

Os pacientes atendidos apresentavam sinais de diarreia, febre e vômito e moradores temem que a contaminação tenha ocorrido com a água dos caminhões ou da que é fornecida nas escolas

Redação Folha Vitória
Foram enviadas para análise amostras da água de poço que é entregue pelos caminhões-pipa Foto: Divulgação

Brodowski - Mais de cem pessoas, a maioria crianças, foram atendida nos últimos dias com sintomas de virose em Brodowski (SP) e a principal suspeita é que a contaminação tenha ocorrido por meio da água. Mais de metade da cidade tem sido abastecida por caminhões-pipa desde que as bombas de captação quebraram há um mês.

Os pacientes atendidos apresentavam sinais de diarreia, febre e vômito e moradores temem que a contaminação tenha ocorrido com a água dos caminhões ou da que é fornecida nas escolas. Amostras foram recolhidas e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, mas os resultados devem ficar prontos somente em 15 dias.

A administração municipal garante que a água distribuída nos bairros é monitorada e atribui o problema ao clima seco ou à sujeira presente nas caixas de água das residências. Porém, para ter certeza do que ocorreu, foram enviadas para análise amostras da água de poço que é entregue pelos caminhões-pipa e ainda das caixas de algumas casas. Segundo o secretário de Saúde, Davi Frutani de Oliveira, somente os exames poderão apontar o que houve.

Defeito

O fornecimento de água foi suspenso para 60% da população de Brodowski no dia 15 de julho após a quebra de uma bomba de captação. O equipamento foi substituído duas semanas depois, mas voltou a apresentar problemas. Os moradores seguem enfrentando problemas no fornecimento e ainda não há uma data precisa sobre quando a situação voltará ao normal.

Pontos moeda