Geral

Índios interditam ferrovia, fazem refém e viagens de trem são suspensas no ES

Segundo a empresa, quem tiver comprado bilhetes deve se dirigir às estações para remarcar a passagem ou solicitar reembolso no prazo de 30 dias

Tráfego no local está paralisado desde o fim da tarde da última terça-feira (09) Foto: Portal Resplendor

As viagens de trem, partindo da Estação Ferroviária Pedro Nolasco, no Espírito Santo, com destino a Minas Gerais, estão suspensas por tempo indeterminado para serviços de carga e de passageiros. A paralisação aconteceu no fim da tarde da última terça-feira (9).

De acordo com a assessoria da empresa Vale, que administra a ferrovia, representantes do povo indígena Krenak ocuparam uma parte da estrada, em Resplendor, Minas Gerais.

Segundo a empresa, quem tiver comprado bilhetes de viagens deve se dirigir às estações para remarcar a passagem ou solicitar reembolso no prazo de 30 dias.

A Vale informou ainda quem tem mantido contato com os índios para que o local seja liberado. Um funcionário da empresa está sob poder dos indígenas desde terça-feira (09), quando tentou negociar com os índios. 

Reivindicações

De acordo com a Vale, os índios reivindicam repasse financeiro no valor de R$ 3 milhões ainda este ano. Além do valor, os indígenas pedem a saída técnica que apoia a implementação do projeto de pecuária leiteira, e a não participação da FUNAI e do Ministério Público Federal no processo. 

Sobre o serviço de Trem de Passageiros da EFVM

Os passageiros que já haviam adquirido seus bilhetes poderão se dirigir às estações ao longo do trecho para remarcar sua passagem ou solicitar reembolso no prazo de 30 dias. Mais informações podem ser obtidas pelo Alô Ferrovias (0800 285 7000), canal de atendimento gratuito mantido pela empresa.

A Vale informa ainda que já está tomando as medidas necessárias para liberar o trafego ferroviário o quanto antes e garantir o embarque dos passageiros que estão com viagens agendadas para os próximos dias.
 

Pontos moeda