Geral

Incêndio atinge área de vegetação nativa equivalente a 18 campos de futebol em Jaguaré

Foi necessário o uso de maquinários, abafadores e água. Houve risco de que as chamas fossem em direção a mata da Reserva Biológica de Sooretama. 40 pessoas participaram da operação

O fogo consumiu uma área equivalente a 18 campos de futebol Fotos: Divulgação/Polícia Militar Ambiental

Um incêndio atingiu uma área florestal nativa equivalente a 18 campos de futebol, no distrito de Fátima, no município de Jaguaré, na região Norte do Espírito Santo, na tarde da última segunda-feira (12). O motivo do incêndio teria sido um morador que teria ateado fogo em uma plantação.

Veja a galeria de fotos. Clique aqui.

O fogo foi controlado pelos bombeiros, Polícia Militar Ambiental e de funcionários de empresas particulares da região. Foi necessário o uso de maquinários, abafadores e água. Houve risco de que as chamas fossem em direção a mata da Reserva Biológica de Sooretama. 40 pessoas participaram da operação.

Segundo a Polícia Militar Ambiental, um levantamento preliminar informa que cerca de 18 campos de futebol de vegetação nativa foram parcialmente queimados. Testemunhas relatam que um morador das imediações realizava queima de resto de culturas, e deixou que a mata fosse atingida.

O homem foi identificado e assinou um termo circunstanciado, se comprometendo a comparecer ao Juizado Especial Criminal de Jaguaré, quando intimado, para prestar esclarecimentos.

Qualquer queima em área rural deve ter a anuência do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), e quando autorizada, deve ser feita de forma responsável. É necessário realizar aceiro no entorno da área a ser queimada, a fim de evitar que o fogo atinja áreas indesejadas,

A Polícia Ambiental ressalta que o tempo seco e os fortes ventos são os principais motivos de perda de controle das queimadas, por isso, a orientação é que a queima seja iniciada contra o vento, para assim o fogo se espalhar de forma mais lenta.

Pontos moeda