Geral

Exclusivo: Capixaba de 114 anos pode ser a mulher mais velha do mundo

A equipe da TV Vitória descobriu em Afonso Cláudio a mulher mais velha do Espírito Santo, e de acordo com alguns institutos dona Júlia pode ser a mulher mais velha do País

Dona Júlia mais de cem anos e muita vitalidade Foto: TV Vitória

Uma sugestão de um leitor do Blog É Logo Ali surpreendeu a jornalista Letícia Vieira, que tinha acabado de fazer uma matéria sobre o município de Afonso Cláudio. Segundo ele, a jornalista tinha de ir conhecer uma senhora centenária, dona Júlia Maria Francisco Simão, de 114 anos. 

Dois meses de muita pesquisa, viagens e muita emoção, a equipe da TV Vitória foi para o município conhecer a vaidosa senhora, que faz questão de usar anéis, colares, passar batom e receber as visitas andando sozinha sem ajuda do andador ou da cadeira de rodas, mesmo com a locomoção bem reduzida por conta da idade. 

“É impressionante, ela é muito vaidosa e faz questão de se arrumar, tem muita vitalidade e força”, afirmou Letícia.

Dona Júlia mora sozinha em uma casa pequena, foi casada duas vezes e não teve filhos. Segundo o seu documento mais antigo, uma certidão de batismo feita na cidade de Castelo, seus 114 anos são comprovados. Ela tem todos os outros documentos que provam sua idade, e impressionaram a equipe. Apesar de viver só, a senhorinha conta com a ajuda de algumas pessoas que fazem suas compras no mercado. Ela tem também a companhia de uma moça que a ajuda a tomar banho, arruma a casa e cozinha para ela.

A história de dona Júlia emocionou toda a equipe, inclusive os jornalistas Letícia, Thiago Bruniera, e Hozana Fraisllben que se empenharam para produzir esse material. “Foi incrível. Conversando com ela a gente tem outras emoções que foram aflorando. Vê com uma vida tão simples e cheia de saúde é surpreendente", contou Letícia.

Confira abaixo a reportagem exibida no Jornal da TV Vitória: 

Pontos moeda