Geral

Novos focos de incêndio voltam a atingir parque estadual de Pedra Azul

Focos de incêndio foram registrados em áreas de proteção ambiental de Domingos Martins, Guarapari, Conceição da Barra, Marataízes, Piúma, Itapemirim

Incêndios continuam em parque de Domingos Martins Foto: Divulgação/PM

O Parque Estadual da Pedra Azul voltou a pegar fogo nesta terça-feira (03), localizado em Domingos Martins, região serrana do Estado. No último domingo (25) o incêndio destruiu cerca de 300 hectares de vegetação do Parque, mas devido as altas temperaturas e estiagem focos de incêndio reapareceram. 

Uma equipe formada por Bombeiros e servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) estão combatendo as chamas. O helicóptero da Polícia Militar também foi usado.

As chamas começaram no domingo (25), e 60 homens do Corpo de Bombeiros de Vitória e Marechal Floriano trabalham para conter o incêndio. Caminhões-pipa e abafadores estão sendo usados para minimizar o problema.

Pontos importantes do Parque como a Pedra das Flores e a Pedra Azul estão preservados. Até o momento estima-se que 350 hectares tenham sido afetados pelo incêndio, sendo 200 hectares em área do entorno do Parque e 150 no interior da unidade. 
 

Incêndios florestais

Também foram identificados focos de incêndio no Parque Estadual de Itaúnas e na Área de Proteção Ambiental (APA) de Conceição da Barra, ambas localizadas em Conceição da Barra. Além delas, houve registros também na APA de Guanandy, localizada nos municípios de Piúma, Itapemirim e Marataízes, e na APA de Setiba, em Guarapari. 

Com relação à APA de Setiba, um foco de incêndio foi extinto na última semana. Porém, nesta terça-feira (03), foi identificado um novo que já queimou mais de 100 hectares. A unidade faz parte do entorno do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, que não foi afetado pelo fogo. 

Servidores públicos do Iema, capacitados para o combate a incêndios florestais, e voluntários estão atuando em todas as unidades afetadas por focos de incêndio.  

Alerta

O Iema solicita à população que evite jogar guimbas de cigarro no chão, pois a vegetação se incendeia facilmente devido à baixa umidade. Orienta ainda para não queimar resíduos em terrenos baldios, pois as chamas podem se propagar para outros locais, além disso, queimadas devem ser realizadas apenas com autorização e descarte corretamente os resíduos sólidos.

Pontos moeda