Geral

Grécia: Parlamento elege o conservador Prokopis Pavlopoulos como novo presidente

Redação Folha Vitória

Atenas - O parlamento da Grécia elegeu o veterano político conservador Prokopis Pavlopoulos como novo presidente do país. Ele recebeu o apoio do partido esquerdista Syriza, que assumiu recentemente o governo do país, e do principal partido de centro-direita do país.

A eleição de Pavlopoulos - que tem 64 anos de idade e já foi ministro do Interior - encerra um impasse que desencadeou a antecipação das eleições gerais no mês passado. O cargo de presidente na Grécia é apenas figurativo, mas o imbróglio no legislativo evidenciou as fissuras na política do país, assolado pela crise econômica desde 2008.

A votação ocorreu ao mesmo tempo em que a Grécia luta para rever o acordo de resgate financeiro do país.

Pavlopoulos é um membro sênior do partido conservador Nova Democracia. Com apoio do Syriza e dos Gregos Independentes, de centro-direita, ele conquistou 233 votos, contra 30 de Nikos Alivizatos, um professor de direito que obteve o apoio de partidos de centro-esquerda.

O ex-ministro é duramente criticado no país por não ter conseguido responder com eficiência a violência que tomou conta das ruas de Atenas em 2008, desencadeada pela morte de um adolescente por um policial.

Pavlopoulos irá substituir o presidente Karaolos Papoulias, de 85 anos, que estava no poder há 10 anos. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda