Geral

Sobe para cinco o número de mortos em explosão de plataforma no ES

A empresa BW Offshore informou que todas as famílias estão recebendo apoio. O acidente aconteceu no início da tarde, da última quarta-feira (11)

A produção na plataforma foi interrompida e a unidade foi desligada Foto: Divulgação BW Offshore

Subiu para cinco o número de pessoas mortas na explosão, que aconteceu no início da tarde da última quarta-feira (11), na plataforma FPSO Cidade de São Mateus, localizada em Aracruz. Quatro ainda estão desaparecidos

Onze feridos foram encaminhados para o Vitória Apart Hospital, na Serra. Dois já foram liberados e nove permanecem internados. Seis sobreviventes estão em estado grave e recebendo atendimento especializado na unidade de queimados do hospital. A vítima mais grave tem 43% de queimaduras pelo corpo.

De acordo com a operadora da plataforma, a empresa BW Offshore, as famílias estão recebendo apoio. Segundo eles, a produção na plataforma foi interrompida e a unidade foi desligada. 

Ainda segundo a empresa, o acidente foi controlado a partir do imediato acionamento do Plano de Emergência com a mobilização de todos os recursos necessários. 

A produção da unidade era de cerca de 2,2 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. A unidade opera, desde junho de 2009, no pós-sal dos campos de Camarupim e Camarupim Norte, no litoral do Espírito Santo, a cerca de 120km da costa.

A Petrobras notificou oficialmente a Marinha e a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustiveis (ANP). A concessão de Camarupim é operada pela Petrobras (100%) e a de Camarupim Norte é uma parceria entre a Petrobras (65%) e a empresa Ouro Preto Energia (35%). A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo informou, em nota, que duas pessoas foram atendidas com queimaduras graves e oito com traumas. Duas ambulâncias do Servoço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e quatro "motolâncias" prestaram atendimento aos pacientes, que foram encaminhados para o Vitória Apart Hospital e Hospital Metropolitano, ambos em Serra, na região metropolitana de Vitória.

Marinha ajuda no resgate

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), informou que tomou conhecimento da explosão na Plataforma e enviou um navio e duas aeronaves para realizar a evacuação de pessoal e remover as vítimas para os hospitais da Grande Vitória.

A CPES diz ainda que será aberto um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), a fim de esclarecer as causas e responsabilidades pelo ocorrido na plataforma. O prazo para a conclusão do Inquérito é de 90 dias.

A plataforma é um navio alugado da BW Offshore pela Petrobras. Segundo informações que constam no site da BW, o FPSO tem capacidade de produção de 25 mil boe/d. O contrato entrou em vigor em 2009 e tem duração até 2018.

Pontos moeda