Geral

Equipe da Aeronáutica vem ao Espírito Santo para colher informações de acidente em Afonso Cláudio

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), a equipe deve ir ao local do acidente para colher as informações. Porém, o fato não vai ser investigado

A aeronave caiu em uma área de pasto da fazenda, o que pode ter "amortecido" a queda Foto: Reprodução/TV Vitória

Uma equipe da Aeronáutica saiu no início da tarde desta sexta-feira (8) do Rio de Janeiro com destino a Afonso Cláudio, na região Serrana do Espírito Santo, para colher informações sobre o acidente com uma aeronave modelo monomotor.

O acidente ocorreu após a aeronave apresentar uma pane. O piloto precisou realizar um pouso forçado na região de São Francisco, uma localidade da zona rural do município.

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), a equipe deve ir ao local do acidente para colher as principais informações. Porém, o fato não vai ser investigado pelo órgão da Aeronáutica.

A aeronave de prefixo PPZJG-RVLC era da categoria experimental, ou seja, não era homologada Foto: TV Vitória

A não investigação do acidente se deve ao fato da monomotor ser classificado como aeronave de "aviação experimental", ou seja, que não é homologada, e há poucas inspeções de segurança exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), como o Relatório de Inspeção Anual de Manutenção (Riam).

Segundo a Anac, existem mais de 4 mil aeronaves na categoria experimental registrados no Brasil. Entre os modelos estão os ultraleves, balões, dirigíveis, planadores, helicópteros e motoplanadores.

Ainda de acordo com a Cenipa, para um acidente aéreo ser investigado pelo órgão, é levado em consideração a relevância do acidente de acordo com o modelo da aeronave e com o número de vítimas para a prevenção de novos casos.

>> O acidente: uma aeronave modelo ultraleve monomotor caiu após problemas técnicos no interior de Afonso Cláudio, na região Serrana do Estado. O avião saía do Espírito Santo em direção a Brasília. O piloto se feriu apenas com um corte na testa. Veja reportagem completa.

Outras quedas de aeronaves no ES

Os acidentes foram registradas entre 2011 e 2014, no Espírito Santo Fotos: Layla Leal/Arquivo/Folha Vitória

No Espírito Santo, há registros de quedas de aeronaves nos últimos anos. A última delas aconteceu em São Mateus, na região Norte do Estado, em dezembro de 2014. Em nenhum dos casos houve morte.

>> São Mateus: no dia 30 de dezembro de 2014, um avião monomotor caiu em um terreno baldio, no bairro Jaqueline. As vítimas foram identificadas como Rodrigo Vieira de Freitas, piloto e capitão da Polícia Militar, e Ricardo Pianelli. A aeronave teria apresentado problemas após a decolagem, quando o piloto tentou arremeter e acabou caindo.

>> Vila Velha: em 17 de fevereiro de 2011, um avião que embarcava do Espírito Santo para Ilhéus, no Sul da Bahia, fez um pouso forçado na pista do aeroclube da Barra do Jucu. O avião estava com três passageiros, além do piloto, e foi parar na cabeceira da pista. Segundo o piloto, a aeronave apresentou uma perda de potência no momento em que decolava.

Pontos moeda