Geral

Pescadores desaparecidos desde domingo são localizados com vida no litoral do Rio de Janeiro

Valdeci Batista Sobrinho e Gilmar Guimarães saíram para pescar na manhã de domingo, em Guarapari, mas o motor do barco onde eles estavam apresentou defeito

Pescadores foram localizados no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro por uma equipe da Capitania dos Portos Foto: ​Divulgação

Os dois pescadores que estavam desaparecidos em alto mar desde a noite do último domingo (03) foram encontrados com vida, na tarde desta terça-feira (05), no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro. Valdeci Batista Sobrinho e Gilmar Guimarães saíram para pescar na manhã de domingo, em Guarapari, mas o motor do barco onde eles estavam apresentou defeito e eles foram levados pela correnteza.

Segundo a Capitania dos Portos do Espírito Santo, a embarcação estava à deriva, a 25 milhas afastado do litoral norte do Rio, entre os municípios de São Francisco do Itabapoana e São João da Barra.

Ainda de acordo com a Capitania dos Portos, por meio de comunicado do serviço rádio náutico da "Vitória Rádio", o rebocador que navegava nas proximidades localizou a embarcação e fez contato com a Marinha do Brasil. O fato foi comunicado aos familiares tão logo houve a confirmação do encontro dos tripulantes. 

Segundo a capitania, os pescadores serão resgatados pelo Navio-Patrulha Macaé, que irá rebocar a embarcação para o porto a ser definido pelo comandante de área de ação. Com isso, encerram-se as ações de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil. 

De acordo com o sogro de Valdeci, José Roberto Moreira, os dois passam bem e a previsão é de que retornem para o Espírito Santo ainda nesta terça-feira. No entanto, ainda não há horário previsto para a chegada deles.

Buscas

Na manhã desta terça-feira, a esposa de Gilmar chegou a alugar um helicóptero para auxiliar nas buscas pelo marido. De acordo com a filha de Guimarães, a aeronave avistou um barco à deriva em alto mar. Inicialmente, a família acreditou que a embarcação pertencesse aos pescadores, mas após vistoria da Capitania dos Portos, a hipótese foi descartada.

O último contato dos pescadores com familiares aconteceu na noite de domingo. Segundo o sogro de Valdeci, ele entrou em contato com a esposa por volta das 17 horas, dizendo que o motor do barco estava com problema e pedindo para que ela providenciasse um reboque. 

Ainda de acordo com José Roberto, às 20h30 o pescador entrou em contato mais uma vez, informando que estavam sendo carregados pela correnteza, que estava muito forte. Depois disso, não houve mais contato por parte dos dois. Desde então, a família passou a fazer buscas constantes na tentativa de encontrar os dois pescadores.

A Capitania dos Portos informou que será aberto um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), a fim de esclarecer as causas e responsabilidades pelo ocorrido. O prazo para conclusão do inquérito é, inicialmente, de 90 dias. 

Pontos moeda