Geral

Projeto de Carteira de Habilitação para ciclista é proposto por vereadores de Belo Horizonte

Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte propõe a criação de um curso de capacitação para ciclistas

Foto: Divulgação/Prefeitura

Um projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal de Belo Horizonte, em Minas Gerais, propõe um curso de capacitação para ciclistas. A medida foi aprovada  na Comissão de Legislação e Justiça e deverá ir a plenário em breve.

O curso, que não é obrigatório, previsto na capital mineira seria de 30 horas de duração e ofertado pela Prefeitura. Entre as disciplinas previstas na capacitação estariam Legislação de Trânsito, Primeiros Socorros, Segurança no Trânsito e Cidadania. Para ser aprovado, o interessado teria que obter uma pontuação mínima de 75%.  

No Espírito Santo o curso já causa polêmica. Para a cicloativista Luciene Gozzer, o ideal seriam campanhas em escolas, para conscientizar as crianças. “Eu não sou a favor. Eles deveriam começar um trabalho de conscientização desde a pré-escola, para as crianças”.

O vereador mineiro Daniel Nepomuceno (PSB) que propôs a Lei garante que essa iniciativa vai equilibrar as relações no trânsito. E cita no projeto que "os motoristas e os motociclistas, para terem o direito de trafegar com seus veículos nas vias públicas, passam por um processo de formação nas autoescolas e são submetidos a aprovação pelo Detran. Já os ciclistas, que dividem o mesmo espaço no trânsito, nos logradouros públicos, não recebem qualquer tipo de formação".

Erramos: A Prefeitura de Vitória não está estudando a proposta no momento, conforme foi afirmado em nossa reportagem anteriormente. 

Pontos moeda