Geral

Ifes oferece curso para treinamento de cão-guia no Estado

Os candidatos são classificados pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições no Sisutec começaram nesta segunda-feira (29) e vão até a sexta (3).

Cães-guias são treinados para ajudar na locomoção de cegos Foto: Divulgação ​

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está ofertando três cursos técnicos por meio do Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), do Ministério da Educação. São 35 vagas para o curso Técnico em Meio Ambiente no Campus Santa Teresa (noturno); 30 vagas para o curso Técnico em Química, em Alegre (noturno); e 20 vagas para o curso Técnico em Treinamento e Instrução de Cães-Guia, também em Alegre (matutino). Este último é inédito no Estado.

Todos os cursos são ofertados na forma subsequente, e os candidatos são classificados pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições no Sisutec começaram nesta segunda-feira (29) e vão até a sexta (3). O resultado da primeira chamada sai no dia 7 de julho. Os convocados devem ficar atentos e comparecer no campus onde é ofertado o curso de interesse para garantir sua matrícula. A matrícula da primeira chamada será de 8 a 10 de julho.

Cães-guia

O curso de Treinamento e Instrução de Cães-Guia do Campus de Alegre será o segundo do Brasil com esta temática a ser mantido pelo governo federal. A iniciativa faz parte do programa Viver sem Limite.O objetivo do curso técnico, que terá duração de dois anos, é formar um profissional com consciência ética e responsabilidade socioambiental, capaz de atuar com competência no treinamento e instrução de cães-guia, proporcionando um aumento no número cães-guia em atividade no País e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual.

Os alunos vão adquirir conhecimentos nas áreas de anatomia, fisiologia, comportamento e bem-estar animal, além de aprender técnicas de criação e manejo desses animais. Eles também serão capacitados para selecionar os cães que serão treinados e acompanhar as famílias e duplas formadas, entre outras competências. Depois da conclusão do curso, poderão atuar em centros de treinamento, em instituições de prestação de serviços às pessoas com deficiência, ou ainda como autônomos.

 

Pontos moeda