Geral

Vitória é a segunda melhor cidade do litoral brasileiro para se viver

A capital está na faixa de desenvolvimento humano alto: 0,845 em desenvolvimento humano, 0,805 em educação, 0,855 em expectativa de vida (76 anos) e 0,876 em renda

A qualidade de vida é uma das principais características de Vitória, que ainda oferece belas paisagens, serviços e boas opções de atividades físicas para os moradores. Esses quesitos fazem da capital, de acordo com o último levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), a segunda melhor cidade do litoral brasileiro para se viver.

Vitória é a segunda melhor cidade do litoral brasileiro para se viver Foto: Divulgação

O estudo avaliou a qualidade da educação, renda e expectativa de vida dos municípios. Os três aspectos compõem o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que varia de 0 a 1. A capital está na faixa de desenvolvimento humano alto: 0,845 em desenvolvimento humano, 0,805 em educação, 0,855 em expectativa de vida (76 anos) e 0,876 em renda. A média foi de 0,845, ficando atrás apenas da capital catarinense, Florianópolis, que alcançou 0,847.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou o resultado: "Este é mais um importante indicador recebido por nossa linda cidade. Vitória está cada dia melhor. Uma cidade mais acolhedora, limpa e bem cuidada. Ainda temos desafios, mas estamos no rumo certo".

Ranking

1º Florianópolis (SC)
2º Vitória (ES)
3º Balneário Camboriú (SC)
4º Santos (SP)
5º Niterói (RJ)

Cidade empreendedora

Além do IDHM, a capital ocupa boa colocação no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), que aponta Vitória como a terceira melhor cidade para abrir um negócio no país. O estudo traça um panorama das cidades com melhores condições para quem busca empreender, ou seja, para os donos de negócios que buscam gerar valor por meio da criação ou expansão de alguma atividade econômica, identificando ou explorando novos produtos, processos e mercados.

Ambiente regulatório, infraestrutura, sistema de transportes, mercado, inovação, acesso a capital, capital humano e cultura foram os pilares que nortearam a escolha das melhores cidades. A cidade, que obteve a nota 7,16, ficou atrás apenas de Florianópolis (SC), com 7,53, e São Paulo (SP), com 7,46.

Educação

Pesquisa elaborada pela Delta Economics & Finance, em março, revelou que Vitória é a terceira melhor cidade do Brasil para criar e educar os filhos. A capital capixaba ficou atrás apenas de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e Santos, no litoral de São Paulo, que figura em segundo lugar.

Pontos moeda