Geral

Em Alegre, Cachoeira da Fumaça ganha livro em homenagem a aniversário de preservação ambiental

O parque fica na Região do Caparaó, no Sul do Estado, e teve sua área original desapropriada em agosto de 1984, tendo início, assim, sua preservação ambiental

A queda d’água de 144 metros de altura é própria para banho e atrai visitantes de todo o País Foto: Reprodução/Google Maps

O 31º aniversário de preservação ambiental da Cachoeira da Fumaça, em Alegre, foi comemorado com o lançamento do livro “Guardiões da Cachoeira da Fumaça - Sebastião Bersa Barros e Jacy Praça”.

A autoria do livro é de Lauro da Cunha Narciso, Andréia Weiss, Erika Munaro Turbay e Geraldo José Alves Dutra, tendo como base as histórias de Sebastião Bersa Barros e Jacy Praça, respectivamente ‘Tião Norinho’ e ‘Seu Jacy’ (falecido em 2011). Os dois personagens viveram às margens da Cachoeira da Fumaça, no período que a localidade ainda era uma mata fechada e de difícil acesso.  

Os personagens são tratados no livro como “Os Guardiões”, pois começaram a luta pela conservação da região em 1980, resultando, posteriormente, a proteção da área do Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. Os dois construíram suas vidas junto à cachoeira e contribuíram para que várias pessoas guardassem belas histórias sobre a queda d’água, desde a época em que era permitido acampar no local. 

A cachoeira

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça fica na Região do Caparaó e teve sua área original desapropriada em agosto de 1984, por meio do decreto n°. 2791-E, sendo instituído e ampliado, em fevereiro de 2009, por meio dos decretos n°. 2220-R e n°. 155-S. O Parque protege nascentes e remanescentes de um trecho conservado do Rio Braço Norte Direito, afluente do Rio Itapemirim.

A região é formada por fragmentos florestais de mata ciliar e vegetação rupestre. Parte da área de pastagem foi restaurada com espécies nativas. Possui exuberante queda d’água de 144 metros de altura, própria para banho, além de trilhas bem demarcadas e de fácil acesso. 

Ao longo do rio a paisagem apresenta cascatas e corredeiras. Sua flora é marcada por bromélias, helicônias, jacarandás-de-espinho, dentre outros, e a fauna é representada por animais raros como maitaca, martin-pescador-grande, lontra e gato-do-mato-pequeno. 

As trilhas devem ser agendadas previamente pelo telefone (28) 9 9942-5658.

Pontos moeda