Geral

Mamoeiro resistente a doenças é tema de pesquisa no interior do Espírito Santo

O projeto intitulado “Melhoramento genético do mamoeiro visando resistência à pinta preta, mancha de phoma e corynespora” foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do ES

A pesquisa acontece no interior Foto: Divulgação/Governo

Melhorar a produtividade e qualidade do mamão e selecionar plantas mais tolerantes ao ataque de doenças da cultura do mamoeiro. Esse é um dos objetivos do projeto de pesquisa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Os trabalhos serão realizados na Fazenda Experimental do Instituto no município de Sooretama.
 
O projeto intitulado “Melhoramento genético do mamoeiro visando resistência à pinta preta, mancha de phoma e corynespora” foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). Ele é coordenado pela pesquisadora do Incaper Karin Tesch Kuhlcamp, que fica no Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Norte, em Linhares.
 
“Pretendemos realizar a primeira seleção entre famílias de meios-irmãos da cultivar Rubi INCAPER 511 para resistência ou tolerância à mancha de phoma, pinta preta e corynespora. Também queremos elevar a produtividade e qualidade dos frutos, dando continuidade ao Programa de Melhoramento Genético do Mamoeiro do Incaper e buscando atender às exigências do mercado quanto à produtividade e minimização dos problemas fitossanitários existentes na cultura”, afirmou a coordenadora do projeto.
 
De acordo com Karin, o uso da cultivar Rubi INCAPER 511 permite o cultivo do mamoeiro por pequenos e médios agricultores, o que possibilita a produção da própria semente por seleção dos melhores indivíduos em plantios isolados. “Outro aspecto a ser ressaltado é a questão da resistência/tolerância às doenças fúngicas, que favorecerá a menor utilização de fungicidas nas lavouras, garantindo uma qualidade de vida ao produtor rural, bem como ao consumidor final, promovendo uma agricultura sustentável”, destacou a pesquisadora.

Pontos moeda