Geral

Espírito Santo é selecionado para intercâmbio de Defesa Civil em projeto da ONU

O Projeto estabelece troca de experiências na prevenção de catástrofes e que governos locais desenvolvam ações para estabelecer cidades mais protegidas

O objetivo é troca de experiências na prevenção de catástrofes Foto: Divulgação

O escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNISDR), no âmbito das iniciativas do projeto “Cidades Resilientes – Minha Cidade está se preparando”, convocou em maio de 2015, os governos locais para participarem de uma seleção para um Intercâmbio de Assistência Técnica entre as Defesas Civis locais, visando o desenvolvimento e fortalecimento da capacidade para construção de resiliência.

Neste processo a Defesa Civil do Espírito Santo foi selecionada por meio de uma proposta feita para visita técnica na Defesa Civil do Município de Santa Leopoldina. O Projeto estabelece troca de experiências na prevenção de catástrofes, sendo que o intercâmbio acontece entre as defesas civis de Curitiba, Manaus e Espírito Santo.

As visitas entre as três cidades selecionadas no intercâmbio iniciaram no mês passado em Curitiba e encerram em novembro, com a visita em Manaus. Neste mês de outubro, os representantes de Manaus e Curitiba chegam ao Espírito Santo, onde irão conhecer a Defesa Civil Estadual e a municipal de Santa Leopoldina.

Nesta segunda (26), o Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel BM Fabiano Marquetti Bonno, e o Chefe do Diretor do Departamento de Prevenção, Maj BM Anderson Augusto Guerim Pimenta, irão recebê-los na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, onde permanecerão até terça-feira (27), conhecendo a estrutura e projetos do setor.

A partir de quarta-feira (28), os representantes de Manaus e Curitiba estarão juntamente com a equipe da CEPDEC em Santa Leopoldina, onde serão recebidos pelo prefeito Romero Luiz Endringer e o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Wagner Ponciano Correa.

A mobilização, estimulada pela ONU, visa que governos locais desenvolvam ações para estabelecer cidades mais protegidas e resistentes às catástrofes naturais ou não, como parte de processos de urbanização sustentável. Segue a programação da visita de intercâmbio entre representantes de Curitiba, Manaus e Espírito Santo. 

AGENDA DE VISITAS EM INTERCÂMBIO 

1º Dia - 27 de outubro
Local: Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo
- Apresentação sobre o histórico e ações desenvolvidas pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil
- Apresentação sobre as ações de resposta realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, com especial atenção à atuação nas fortes chuvas de 2013
- Visita às instalações dos órgãos

2º Dia - 28 de outubro
Santa Leopoldina
 - Visita às áreas de risco do município
- Visita à sede da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil
- Projeto “Defesa Civil na Escola” - visita a escola participante

3º Dia - 29 de outubro
Santa Leopoldina
 - Atividades da Semana Municipal de Prevenção de Desastres
- Visita às barragens de Rio Bonito e Suíça

Resultados esperados das atividades de intercâmbio de assistência técnica: 

- Estabelecimento de ações de socorro e assistência mais eficientes, devido ao prolongamento das inundações e falta de acesso ao município por via terrestre;

- Desenvolver estratégias de envolvimento mais eficiente da comunidade afetada por riscos e desastres, de forma que ela participe ativamente da gestão do risco;

- Elaboração de Planos de Ação de Preparação e Resposta aos Desastres, com o envolvimento de todos os atores locais: poder público, sociedade civil e voluntários.

Pontos moeda