Geral

Interior de Vargem Alta abre nova temporada do circuito Revelando os Brasis

A ficção conta a história da árvore que ao invés de frutas tem discos de vinil em seus galhos e é cultivada por agricultores de Castelinho. A fantasia se entrelaça com histórias reais

A exibição do filme foi na Escola Municipal João Domingos Fassarella. Foto: Léo Pontini.

O curta-metragem Vinillis Frutiferis, produzido e dirigido pelo jornalista Victorhugo Passabom Amorim, foi lançado nesta quinta-feira (22), no distrito de Castelinho, em Vargem Alta, na região serrana do Estado.

A ficção conta a história da árvore que ao invés de frutas tem discos de vinil em seus galhos e é cultivada por agricultores de Castelinho. Além de ser uma planta rara, a beleza da espécie se completa quando algum beija-flor toca os discos com seu bico, produzindo músicas da preferência do dono do terreno onde a Vinillis Frutiferis está plantada. A fantasia se entrelaça com histórias reais de moradores do distrito, que se tornaram os personagens do filme.

A exibição do filme foi na Escola Municipal João Domingos Fassarella, com entrada gratuita e contando com numeroso público formado por moradores locais. O projeto é realizado pelo Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobrás.

No dia seguinte (23) teve nova exibição do curta, só que em Vitória, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O curta-metragem Vinillis Frutiferis, produzido e dirigido pelo jornalista Victorhugo Passabom Amorim. Foto: Léo Pontini

Patrocinado pelo Petrobras Cultural, o circuito itinerante Revelando os Brasis apresenta o Brasil registrado pelas lentes dos próprios moradores de pequenas cidades, em praças de 35 municípios, de norte a sul do país. Até dezembro, o circuito vai percorrer em duas rotas cerca de 25 mil quilômetros, em 15 estados das cinco regiões brasileiras, para projetar os filmes produzidos na quinta edição do projeto.

Após o Espírito Santo, a caravana seguirá para Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Roraima. A segunda rota começa hoje (25), na cidade de Palmeiras e amanhã (26), em Salvador (BA). De lá, o circuito segue para os Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Pará e Tocantins.

Sobre o projeto Revelando os Brasis

Criado em 2004, o Revelando os Brasis é uma iniciativa voltada para a formação de profissionais e de público do audiovisual nacional, com foco em cidades com até 20 mil habitantes. Em um primeiro momento, o projeto seleciona, por meio do Concurso Nacional de Histórias, pessoas com mais de 18 anos que tenham alguma ideia de roteiro. Elas fazem Oficinas de Formação e Realização Audiovisual (cursos de roteiro, produção, direção, fotografia, edição, som, direção de arte, direitos autorais e pesquisa) e, depois de preparadas, rodam os filmes em suas cidades de origem com a ajuda da comunidade local.

A árvore que ao invés de frutas tem discos de vinil em seus galhos inspirou a ficção. Foto: Ratão Diniz.

Na terceira etapa, quando as produções já estão prontas, uma caravana percorre o país exibindo gratuitamente o resultado desses trabalhos. Além das projeções itinerantes, o Revelando os Brasis doa a escolas, secretarias e pontos de cultura cerca de mil DVDs com os 20 filmes feitos nesta quinta edição. A mostra traz um conjunto de lendas, “causos”, crendices, personagens populares e tradições, destacando temas que registram a memória e a diversidade cultural brasileira. Os filmes também serão exibidos em mostras e festivais nacionais e internacionais. Desde a criação do projeto, já foram produzidas 180 obras audiovisuais dirigidas por moradores de pequenas cidades.

Um dos momentos de destaque desta quinta edição do circuito Revelando os Brasis será a sessão especial no Quilombo Mimoso, no município de Arraias, em Tocantins, a última parada do caminhão. Lá nasceu a pedreira Carlúcia de Melo Soares, selecionada com a história “Mulher Guerreira”. O documentário conta a trajetória de dificuldades e conquistas da descendente quilombola cuja determinação e vontade marcam sua vida de superação. O quilombo possui acesso restrito e não conta com fornecimento de energia elétrica.

Confira toda a programação do Revelando os Brasis no site www.revelandoosbrasis.com.br.

Pontos moeda