Geral

Barragem da Samarco se rompe e soterra distrito em Minas Gerais

Ainda não se sabe o número de feridos e se há vítimas fatais, mas segundo informações do Corpo de Bombeiros a empresa disse, ao acionar a corporação, que há pessoas soterradas e ilhadas

O acidente causou grande destruição no local. Foto: Divulgação/Facebook Prefeitura Ouro Preto

Uma barragem da Samarco Mineração, localizada no município mineiro de Mariana, se rompeu na tarde desta quinta-feira (5). Com o rompimento, casas de um distrito a 23 km de Mariana ficaram inundadas e cobertas. A prefeitura pediu aos moradores que deixassem a localidade. 

Ainda não se sabe o número de feridos e se há vítimas fatais, mas segundo informações do Corpo de Bombeiros a empresa disse, ao acionar a corporação, que há pessoas soterradas e ilhadas.

coordenador de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, que está na região, disse que há pelo menos 10 desaparecidos. "A situação é catastrófica. Muito delicada", disse.

Por meio de nota, a Samarco informou apenas que "houve um rompimento de sua barragem de rejeitos denominada Fundão. A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. Não é possível, neste momento, confirmar causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas".

Conforme a nota divulgada, a Prefeitura de Mariana afirma que está trabalhando em conjunto com a Samarco “com as equipes no local para auxiliar a comunidade no que for necessário”.

Com informações do R7 e o Estadão.

Pontos moeda