Geral

Barreiras flutuantes serão instaladas no litoral do Espírito Santo para conter lama do Rio Doce

De acordo com o Iema, instalação de 20 km de barreira será feita na foz do rio, em Regência, pouco antes do encontro com o mar, e será totalmente financiada pela Samarco

Barreiras serão instaladas próximas ao encontro do Rio Doce com o mar, na vila de Regência, em Linhares Foto: Divulgação

Cerca de 20 quilômetros de barreiras flutuantes serão instalados no litoral do Espírito Santo para evitar que a lama com rejeitos de mineração, que percorre o Rio Doce, chegue às áreas de proteção ambiental. A instalação será feita na foz do Rio Doce, que fica na vila de Regência, em Linhares, no norte do Estado, pouco antes do encontro do rio com o mar.

De acordo com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a instalação das barreiras será totalmente financiada pela mineradora Samarco - responsável pela barragem rompida no município de Mariana-MG, no último dia 5. A medida faz parte das exigências feitas pelo órgão à empresa, para tentar minimizar os impactos negativos provocados pelos resíduos de minério à população das regiões afetadas e ao meio ambiente.

Ainda segundo o Iema, as barreiras chegaram à região nesta quarta-feira (18) e deverão ser instaladas nos próximos dias. O instituto informou ainda que a mineradora contratou 20 pescadores da localidade para ajudar na instalação das estruturas flutuantes, que contam com cortinas de até 2 mil metros.

De acordo com o Iema, as barreiras ajudarão a protejer a fauna e a flora, além de riachos da região, garantindo que a lama com rejeitos de minério seja direcionada totalmente para o mar. O instituto informou também que está sendo estudada uma forma de instalar essas barreiras nas praias. No entanto, como essa ação ainda está em estudo, ainda não há detalhes sobre sua execução.

Pontos moeda