Geral

Museu Nacional de São José de Anchieta passará por obra de requalificação

O projeto, orçado em R$ 2,4 milhões, prevê a duração de 18 meses. A obra visa melhorias na acessibilidade, nas instalações físicas e no circuito do museu

O projeto, orçado em 2,4 milhões de reais, prevê a duração de 18 meses para a obra. Foto: Divulgação

Uma obra de requalificação deverá alterar toda a estrutura do Museu Nacional de São José de Anchieta, no balneário de Anchieta. A proposta da obra contempla melhorias na acessibilidade, nas instalações físicas e no circuito do museu, o que deverá beneficiar peregrinos e visitantes.

Quem assina o projeto é o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que apresentou na cidade as alterações propostas. “O projeto e norteado em melhorias na acessibilidade e requalificação do museu. A cela, por exemplo, fica no pavimento superior, o que é um desafio para quem precisa de necessidades especiais ara visitação. O museu também necessita de um espaço com peças mais organizadas e conservadas, com uma espécie de percurso que conte uma história”, explica a superintendente do Iphan Elisa Taveira.

O projeto de requalificação do Museu foi apresentado pelo IPHAN. Foto: Divulgação

Entre as adequações propostas ao espaço que abriga a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, uma residência, o Santuário Nacional de São José de Anchieta e o Museu, está a construção de banheiros adaptados a normas específicas, sala multimídia, lanchonete, biblioteca, velário, loja e projetos específica de luminotécnica, comunicação visual, instalações e prevenção e combate a incêndios e roubos. Outra importante iniciativa é a construção de plataformas elevatórias para que os visitantes possam ter acesso tanto à Cela de São José de Anchieta quanto às salas do Museu.

O projeto, orçado em 2,4 milhões de reais, prevê a duração de 18 meses para a obra. “Este projeto representa a grandeza do patrono e a nobreza do povo de Anchieta. O Santuário deve ser um local de encontro das pessoas com Deus, com os outros e consigo mesmas, independente de religião ou referência política”, declara o reitor do Santuário Nacional, Padre César Augusto.

Pontos moeda