Geral

Peixes aparecem mortos na Barra do Jucu e preocupa moradores

Outra preocupação dos moradores é que alguns pescadores estão vendendo esses peixes mortos. Eles afirmam que o motivo é o excesso de esgoto lançado no rio

Os peixes ficaram espalhados nas margens do rio Foto: Reprodução

Centenas de peixes amanheceram mortos na Barra do Jucu, em Vila Velha. Preocupados com o caso, moradores disseram não acreditar que as mortes dos peixes tenham relação com os rejeitos da barragem que se rompeu em Mariana, Minas Gerais, mas sim com o excesso de esgoto lançado no rio.

“Isso começou há 40 dias quando a estação de tratamento de esgoto da Cesan parou de funcionar aqui em Guaranhuns. Aí passaram a lançar todo o esgoto que vem de Vila Velha dentro do canal de Guaranhuns”, disse o ambientalista Eduardo Pignaton. 

A situação preocupa quem vive na região e também depende da pesca para sobreviver. O pescador Élio Valadares mora no bairro há mais de 70 anos e disse que nunca viu algo assim. “É a primeira vez que eu vejo isso. A água da chuva não mata peixe não”, afirmou.

Os moradores da região também pedem uma explicação para esse problema. Eles estão preocupados com o desdobramento dessa situação, pois alguns pescadores estão vendendo esses peixes mortos.

A Cesan informou que as estações de tratamento estão operando dentro da normalidade. Segundo eles, todo o esgoto dos imóveis que estão ligados à rede da Cesan está sendo tratado e o fluente devolvido limpo ao meio ambiente ou reaproveitado em rega de jardins, limpeza de ruas e aplicações industriais. 

Ainda de acordo com a Cesan, o esgoto presente no Rio Jucu é proveniente dos imóveis que ainda não estão ligados à rede da Cesan ou que estão em área sem cobertura do serviço de esgotamento e não têm fossas sépticas e lançam seus resíduos diretamente nas redes de drenagem pluvial.

Pontos moeda