Geral

Está grávida? Médica capixaba explica quais repelentes ajudam a evitar o Zika Vírus

No entanto, antes de comprar qualquer repelente, a dermatologista alerta que as grávidas devem procurar o obstetra para saber qual repelente é melhor para elas

Uma das dúvidas mais frequentes nos consultórios é se as grávidas podem usar repelente  Foto: Divulgação

Com a confirmação da relação entre zika vírus e casos de microcefalia em bebês, as gestantes estão cada vez mais preocupadas. Uma das dúvidas mais frequentes nos consultórios é se as grávidas podem usar repelente para se proteger do mosquito.

A dermatologista Alessandra de Melo esclarece que alguns repelentes podem ser usados pelas gestantes como proteção. Segundo ela, os produtos devem conter algum desses princípios ativos: icaridina, DEET adulto (15%) e IR3535O.

No entanto, antes de comprar qualquer repelente, a dermatologista alerta que as grávidas devem procurar o obstetra para saber qual repelente é melhor para elas.

"Os repelentes podem ter duas, seis ou até dez horas de proteção. Antes de comprar, elas devem procurar o ginecologista para indicar o repelente adequado. Pode ser um de maior duração ou de menor duração, o médico é quem vai escolher", disse.

Cuidados com a aplicação

Os repelentes evaporam em contato com pele e formam uma nuvem de proteção que repele o mosquito. Por isso, ele deve ser aplicado por último, depois da maquiagem, hidratante e protetor solar. O repelente deve ser aplicado na pele exposta e por cima das roupas, nunca por baixo. É preciso muita atenção para não aplicar em regiões próximas aos olhos, nariz e boca.

Além do repelente, Alessandra alerta que outras medidas devem ser tomadas: "O uso de roupa de manga comprimida e renovar o repelente no horário correto".

Repelentes indicados para gestantes

Princípio ativo – Icaradina- Exposis (nome comercial) – tempo de ação: 10 horas

Princípio ativo – DEET adulto (15%) – OFF repelex (nome comercial) – tempo de duração: 6 horas

Princípio ativo – IR3535 – Loção antimosquito Johnson (nome comercial) – tempo de ação: 2 horas

Pontos moeda