Geral

Reuso de água é uma das principais medidas no combate ao desperdício no ES

Para driblar cenário de alerta sobre a situação hídrica do Estado, projetos simples, de baixo custo e que auxiliam na economia de água vêm conquistando mais espaço

Projeto de alunos do Ifes de Santa Teresa capta água do ar condicionado e reusa para irrigação de jardins e limpeza da unidade. Foto: Divulgação/ Ifes

Diante da crise hídrica que atinge várias regiões do Brasil, ações que vão desde reaproveitamento de água em reservatórios, para diversos fins como irrigação de plantações e limpeza, até a captação de água da chuva, vêm ganhando cada vez mais adeptos. 

Na Região Serrana do Espírito Santo, em Santa Teresa, alunos e pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), estão desenvolvendo pesquisas que podem contribuir de alguma forma para o uso mais consciente do recurso hídrico. O projeto tem o objetivo de captar a água que sai do ar-condicionado.

De acordo com o orientador do projeto, Elvis Pantaleão, o sistema de captação é simples e envolvem poucos materiais. “Nós instalamos uma tubulação que sai do ar condicionado e vai até uma caixa d’água onde é feita a captação”, explicou.

Pantaleão esclarece ainda que a água captada em um dos prédios do Campus de Santa Teresa é usada para limpeza e nos jardins. “Se o projeto fosse instalado em todo o Campus, ele teria capacidade para captar até 173 mil litros de água em 200 dias”, informou. O valor financeiro do projeto gira em torno de R$500. “A execução do projeto é simples e tem um baixo custo”, completou o orientador.

Outro projeto que também  foi desenvolvido por alunos do Ifes, mas no Campus de Cariacica, foi o Biofiltro. O sistema comporta é uma bomba que joga a água com os dejetos dos peixes em plantações, como as de alface, e outra bomba retorna com a água limpa para os pesqueiros. Além de irrigar, a água com dejetos é capaz de adubar o solo.

Algumas empresas também estão adotando medidas que contribuem para esse ambiente mais sustentável.  A fábrica de pães Lekker, em Afonso Cláudio, faz reuso da água há um ano e meio. O administrador da empresa, Levi Tesch, informou que desde a construção da fábrica o sistema foi implantado. “Nós captamos água da chuva para limpeza da fábrica, de caminhões e do pátio. Depois, todo o resíduo líquido que é usado aqui, passa por um sistema de tratamento que vai irrigar as seringueiras que ficam próximo à fábrica”, informou.

Nascente do Rio Benevente, em Alfredo Chaves, um dos principais do Estado. Fotos: Divulgação/Prefeitura de Alfredo Chaves

Cenário de Alerta

O Espírito Santo ainda mantém o Cenário de Alerta que foi instalado em outubro de 2015. Segundo a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), as captações de água nas bacias estaduais, continuam proibidas no período diurno, em todo o Estado, entre às 5 horas e às 18 horas, exceto para o abastecimento humano. 

Nos municípios onde a situação do abastecimento é extremamente crítica, a captação de água para qualquer outro fim que não seja o abastecimento humano e animal, como a utilização da água para fins industriais e para irrigação, está totalmente suspensa. De acordo com a Agerh, atualmente localidades de treze municípios estão nessa situação. 

O Cenário de Alerta que foi prorrogado no último dia 09 de março seguirá até pelo menos o final de junho. A Agerh orienta que a população continue fazendo uso sustentável e racional dos recursos hídricos.

Pontos moeda