Geral

Cachoeiro de Itapemirim inaugura ambulatório exclusivo para gestante com suspeita de zika

A gestante será atendida primeiramente na unidade de saúde, onde será classificado o seu risco. Se ela possuir fatores que determinem a gestação de alto risco, bem como suspeita de zika

Gestantes terão ambulatório exclusivo Foto: R7

As gestantes de alto risco e com suspeita de zika do Sul do Estado vão contar a partir desta segunda-feira (11) com um ambulatório de referência. O consultório funcionará no prédio da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim e atenderá os 26 municípios da Região Sul de Saúde.

De acordo com a superintendente da regional de saúde do município, Micheline Pitanga, o serviço é um ganho para a região que não possuía um ambulatório de referência para a gestação de alto risco. O ambulatório trará mais qualidade e humanização na assistência à gestante ao reduzir a necessidade de deslocamento da mulher, que recebia o atendimento em outros locais.

Ainda segundo a superintendente, a gestante será atendida primeiramente na unidade de saúde, onde será classificado o seu risco. Se ela possuir fatores que determinem a gestação de alto risco, bem como suspeita de zika, ela será encaminhada para o ambulatório. “O ambulatório oferecerá um atendimento referenciado e humanizado às gestantes, seja com ou sem o exame positivo para a doença, ou com ultrassom que comprove feto microcefálico, ou outra situação clínica que classifique gestação de alto risco”, explica Micheline Pitanga. 

Alguns dos fatores que caracterizam alto risco para a gestante são cardiopatias, alterações genéticas maternas, diabetes ou qualquer outra doença adquirida, entre outras, conforme protocolo de gestação de alto risco.

A Região Sul de Saúde compreende os municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Serviço

Ambulatório
>> 
Endereço: Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim.  Rua Cariri, s/n, bairro Aquidaban. 

Pontos moeda