Geral

Meteoro cruza céu do Espírito Santo, em Mimoso do Sul. Veja o vídeo!

A informação foi divulgada pela organização Exoss Citizen Science, que capturou o momento em três estações de monitoramento. O bólido explodiu em Mimoso do Sul

Momento registrado por uma das estações da Exoss Foto: Reprodução

Um meteoro bólido foi registrado na madrugada de segunda-feira (16), no Espírito Santo. A informação foi divulgada pela organização Exoss Citizen Science, que capturou o momento em três estações de monitoramento, localizadas em Colatina (ES), São José de Ubá (RJ) e Campo dos Goytacazes (RJ).

De acordo com informações da Exoss, o bólido cruzou o céu sobre o município de Mimoso do Sul.

A organização disse ainda que o meteoro alcançou a velocidade orbital de 31,5km/s ou 113.400 km/h, com ângulo de entrada de 39,1 graus. A magnitude registrada na análise foi de -5.0.

Uma das associadas da Exoss, Luciana Fontes, explicou que o bólido explodiu próximo à Mimoso do Sul. O momento, que pode ser visto a olho nu, aconteceu por volta das 4 horas da madrugada.

"Uma pessoa relatou na internet que ouviu um estrondo. Isso é possível. O brilho do bólido durante a explosão também pode ser visto a olho nu, mas como aconteceu de madrugada, poucas pessoas devem ter visto. Mas as câmeras de vigilância, por exemplo, podem ter registrado o momento. Depende muito também da poluição luminosa na cidade", explicou.

Ainda de acordo com a associada, o fenômeno é menos frequente e pode acontecer de quatro a cinco vezes no ano. No Espírito Santo, em setembro do ano passado, um bólido passou por Linhares e foi registrado pela câmera.

"Pode acontecer de quatro a cinco vezes. No Brasil, isso acontece até bastante porque a região gráfica é muito grande. Pode acontecer também em locais em que não tem pessoas para ver. Em março, um foi registrado em Rondônia e muita gente viu, pois foi um estrondo muito grande. No Rio de Janeiro também aconteceu e pode ter sido o maior bólido. É importante que as pessoas relatem à Exoss para que os estudos se desenvolvam. Isso é muito importante para todos nós", afirma Luciana.

O bólido percorreu uma distância de 72,5 km e durou 2,3 segundos.

Veja o vídeo do momento exato em que o bólido atravessou o céu:

As informações são da Exoss.

Pontos moeda