Geral

Tabagismo, hipertensão e DPOC: veja quais são as doenças que podem atingir os jovens

A doutora Kênia Schultz, pneumologista e clínica geral, esclarece que muitas doenças podem atingir os jovens por causa dos maus hábitos, uma delas é o tabagismo

Jovens expostos ao cigarro podem ter DPOC Foto: Divulgação

A juventude é uma faixa etária muito conhecida pela alta disposição e vitalidade, mas isso não significa que os jovens estão imunes às doenças crônicas. Pelo contrário, exames de rotina são necessários independente da idade.

A doutora Kênia Schultz, pneumologista e clínica geral, esclarece que muitas doenças podem atingir os jovens por causa dos maus hábitos, uma delas é o tabagismo.

“Os jovens que estão expostos ao cigarro podem ter, além do tabagismo, enfisema e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Essas doenças secundárias ao tabagismo não ocorrem na idade jovem, geralmente acontecem na idade mais senil. Mas é na juventude que eles geralmente desenvolvem o vício. Agora, se o paciente já tiver predisposição asmática, por exemplo, ele vai desenvolver o DPOC mais cedo.”, explica.

Fatores genéticos também podem ocasionar doenças nos jovens, como hipertensão e diabetes. No entanto, a médica explica que a juventude é o período em que o jovem deve se conscientizar aos hábitos saudáveis e tentar ter uma rotina de exercícios físicas e alimentação balanceada.

“No campo da pneumologia, o jovem pode desenvolver asma e rinite alérgica, por exemplo. Existem também as doenças relacionadas à fatores genéticos, como a hipertensão. Mas os hábitos de vida têm uma influência muito grande nos jovens. Se você se expõe aos fatores de risco, como cigarro e álcool, isso vai influenciar no futuro. Cada vez mais cedo nós vemos jovens com câncer no estômago, câncer de boca. Os jovens também podem ter doenças sexualmente transmissíveis, como HIV. É na idade jovem que a pessoa tem que se conscientizar com os hábitos e se preocupar com alimentação e praticar exercícios”, alerta.

Os exames de rotina ajudam a ter um diagnóstico mais cedo para que a doença seja tratada logo no início. Por isso, Schultz aconselha os jovens a sempre procurarem orientação médica ao menor sinal.

“A principal função do médico no diagnostico é orientar esse jovem. O paciente perde o seguimento na pediatra e acaba não procurando médicos de rotina da vida adulta, como um cardiologista, por exemplo. A adolescência e juventude são classificações que ficam sem médico de rotina, com exceção das mulheres, que vão ao ginecologista. Já os rapazes não procuram um urologista. A orientação para o jovem é uma vida saudável, prática de atividade física e procurar um médico a qualquer sinal de alteração mínima, não esperar muito tempo. Mulheres em idade fértil, com atividade sexual, devem  procurar uma ginecologista, e os homens também devem se consultar com um urologista”.

Pontos moeda