Geral

Tatuador capixaba lança campanha na web para incentivar doação de sangue

Wemerson Freitas se sensibilizou com a história do Alex Bronzoni, que precisa de doações de sangue para ser submetido a uma cirurgia de ponte de safena

Tarcisio Alvarenga e Wemerson Freitas Foto: Arquivo Pessoal

Receber doação de sangue pode significar vida para quem necessita. O maior problema é que quem precisa de transfusão sanguínea tem que contar com a boa vontade dos doadores. Foi pensando nesse contexto que o tatuador capixaba Wemerson Freitas dos Santos, vulgo 'Mim', criou a campanha "Doe sangue, doe vida" no Facebook, com o intuito de incentivar a doação de sangue.

Por ser um gesto voluntário, tendo a remuneração proibida por lei, muitas pessoas sentem-se desmotivadas a doar sangue. Através dessa percepção, Wemerson se sensibilizou com a história do Alex Bronzoni, que na verdade é irmão de Diego Bronzoni, amigo e cliente de 'Mim'. Alex precisa de doações de sangue para ser submetido a uma cirurgia de ponte de safena.

"Soube da situação do Alex e comecei a pensar o que eu poderia fazer para ajudar. Diego me sugeriu a fazer uma promoção de 50% de desconto em ‘tattoos’ para quem doasse. Mas juntamente com meu amigo Tarcisio Alvarenga, que sempre me apoia em minhas ideias 'loucas', decidi ir além e fazer uma tatuagem no valor de R$100 totalmente gratuita para quem fizesse a doação", conta Wemerson.

A campanha gerou grande repercussão na internet Foto: Reprodução Facebook

Por meio do perfil no Facebook, 'Mim' começou a divulgar a campanha, que teve início na última segunda-feira (20). A repercussão foi grande. O tatuador afirma que no mesmo dia de lançamento da campanha, chegou ao conhecimento dele que a recepção do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) ficou bastante movimentada.

"Vivemos numa crise financeira enorme, mas em momento nenhum pensei em marketing ou lucros. Tanto é que fiz a promoção com 100% de desconto. O objetivo principal foi estimular doadores a ajudarem uma pessoa que necessita", diz.

'Mim' se surpreendeu com a repercussão e abriu a promoção para qualquer pessoa que doasse sangue, independente de para quem ele seria destinado. Diego revela que ficou muito feliz com a iniciativa do tatuador."Achei uma atitude muito digna e amei. Nada foi de caso pensado. Wemerson fez essa mobilização no intuito de ajudar e deu muito certo. O que acho mais incrível nessa situação, é que o 'Mim' nem conhece o meu irmão", afirma Diego.

Satisfeito com o sucesso da campanha, Wemerson decidiu prorrogá-la até às 18h desta sexta-feira (23). Para participar, basta levar o atestado ou a declaração de doação ao Studio Mim Tattoo, localizado na Av. Coronel José Martins de Figueiredo, no bairro São Cristovão, Vitória, e agendar o melhor horário.

Quem pode doar

São vários centros disponíveis para doação Foto: Divulgação

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. Doadores frequentes não podem deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e, como já mencionado, de três em três meses para mulheres.

O voluntário deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Onde doar

Unidade do Hemoes em Vitória

>> Telefones: 27 3636 7900, 27 3636 7920 ou 27 3636 7921;
>> Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória;
>> Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7h às 17h.

Unidade de Coleta à Distância da Serra

>> Telefones: 27 3338 7880 ou 27 3338 7373
>> Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva);
>> Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 15h30.

Hemocentro de Linhares

>> Telefones: 27 3171 4361, 27 3171 4363 ou 27 3171 4362;
>> Endereço: Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce)
>> Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Hemocentro Regional de Colatina

>> Telefone: 27 3177 7930
>> Endereço: Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro
>> Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Hemocentro Regional de São Mateus

>> Telefone: 27 3767 4135;
>> Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington;
>> Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (Sesa)

Pontos moeda