Geral

Comitê se reúne na próxima quarta para discutir melhorias de rio em Santa Teresa

Na ocasião, serão apresentados os resultados do mapeamento da microbacia do rio e os resultados iniciais do Acordo de Cooperação Comunitária; em cinco dias, a vazão do rio aumentou 7 l/seg

Vazão do rio aumentou em 7 litros por segundo cinco dias após o acordo Foto: Divulgação

O Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Santa Maria do Rio Doce vai realizar, na próxima quarta-feira (13), a segunda reunião sobre o Rio 5 de Novembro, em Santa Teresa, região serrana do Estado. 

Na ocasião, serão apresentados os primeiros resultados do mapeamento da microbacia do rio e os resultados iniciais do Acordo de Cooperação Comunitária (ACC), firmado entre moradores e produtores do distrito. Em cinco dias de acordo, a vazão do rio aumentou 7 litros por segundo.

O ACC, firmado em junho, prevê que a área urbana do distrito terá o horário de abastecimento alternado com horários em que os produtores poderão utilizar a água do rio para irrigação. 

A reunião terá a presença de políticos, produtores rurais, moradores, representantes dos comitês de bacias, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Sindicato dos Trabalhadores rurais, entre outros.

O Rio 5 de Novembro é afluente do Rio Santa Maria do Doce, maior afluente do Rio Doce em Santa Teresa. No último dia 5 de junho, o leito do rio chegou a secar e foi emitido alerta de racionamento de água no distrito.

Com informações do blog Salvem o Rio 5 de Novembro

Pontos moeda