Geral

CREA garante que obra está regular e construtora diz ter sido surpreendida com desabamento em Vitória

O CREA-ES informou que a real causa do acontecimento deverá ser apurada mediante perícia técnica, após a prestação de socorro pelo Corpo de Bombeiros

A construtora Cyrella, responsável pela construção do condomínio Grand Parc Residencial Resort, na Enseada do Suá, em Vitória, disse, por meio de nota, que foi surpreendida com a informação do desabamento da área externa do prédioConfira a galeria de fotos!

Ainda de acordo com a construtora, o empreendimento foi construído pela Incortel Incorporações e Construções Ltda, sócio responsável pela obra. As empresas afirmam que estão apurando internamente às possíveis causas do ocorrido e que estão colaborando com as autoridades locais.

>> Bombeiros intensificam buscas a funcionário desaparecido após desabamento em Vitória
>> Exclusivo: imagens feitas com drone mostram dimensão dos estragos em prédio de luxo de Vitória

Também por meio de nota, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) comunicou que a obra do Grand Parc está regular perante o conselho. Segundo o Crea, mais de 25 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) referentes a todas as fases da obra foram levantadas com seus respectivos responsáveis técnicos. 

De acordo com o conselho, a real causa do acontecimento deverá ser apurada mediante perícia técnica, após a prestação de socorro pelos bombeiros e a adoção de medidas emergenciais.

Neste momento, o Crea-ES acompanhado de Engenheiros da Câmara Especializada de Engenharia Civil, define em conjunto com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros a melhor estratégia para os moradores retornarem ao prédio para retirarem seus principais pertences em total segurança. 

Segundo o conselho, a partir de 13 horas os moradores terão meia hora para entrar e sair do edifício.

Desabamento

O desabamento aconteceu durante a madrugada, por volta das 4 horas. Além do porteiro desaparecido, pelo menos quatro pessoas ficaram feridas, entre elas, o síndico e funcionários do prédio. Foram três lajes que caíram, sendo a área de lazer, a área da garagem e a área do subsolo.

Durante a manhã, cães farejadores fizeram buscas para localizar vítimas. Um casal que dormia durante a tragédia foi resgatado logo cedo. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não sabiam que o casal permanecia no local. A mulher identificada como Iracy e o companheiro Edmar Olímpio, foram resgatados por volta das 8h20.

Ligação 

A filha do síndico do prédio disse que um dos porteiros ligou dizendo que estava ouvindo ‘estalos’ na área da piscina. Com isso, o pai dela desceu para ver o que estava acontecendo. As lajes desabaram e o síndico acabou ferido. Ele foi levado para o hospital com muitas dores.

Pontos moeda