Geral

Possível meteoro no Espírito Santo: clarão no céu chama atenção de capixabas

Os horários dos relatos do possível meteoro variam entre às 21h35 e 21h55. O evento foi visto dos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e até de Aracruz

A imagem da organização foi registrada na mesma noite dos relatos, mas não há a confirmação de que é o mesmo evento Foto: Reprodução Exoss Citizen Science

Um clarão no céu do Espírito Santo chamou a atenção de vários capixabas na noite da última quinta-feira (7). De acordo com relatos enviados a Exoss Citizen Science, que é uma organização sem fins lucrativos, o possível meteoro foi visto dos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e até de Aracruz.

“Temos quatro estações de monitoramento, mas nenhuma delas fica sobre o mar, onde os relatos apontam que o evento aconteceu. Os horários em que o clarão foi visto são próximos, mas ainda não podemos afirmar nada. Precisamos de mais relatos para que uma estimativa seja feita”, explicou Luciana Fontes, da Exoss Citizen Science.

Os horários dos relatos do possível meteoro variam entre às 21h35 e 21h55. Ainda de acordo com Luciana, a maioria dos relatos são da região Leste do Espírito Santo, no município da Serra, na Praia de Manguinhos. 

“Como nossas câmeras não pegaram esse fenômeno, precisamos dos relatos das pessoas para cruzarmos os dados e gerarmos um mapa. O que também pode nos ajudar são imagens de câmeras de segurança, pois mesmo que elas não peguem o fenômeno, elas podem registrar o clarão e através disso conseguimos fazer alguma análise”, disse.

Segundo Luciana, quem presenciou o fenômeno pode acessar o site da organização e fazer o relato para ajudar na geração desse mapa.

Pontos moeda