Geral

Morre cadela que comoveu as redes sociais após ser atropelada em Vitória

Carro passou por cima do animal no último domingo, em Maria Ortiz, e, segundo testemunhas, motorista ainda riu da situação. Caso gerou revolta nas redes sociais

Sophie chegou a ser submetida a uma cirurgia, mas sofreu uma parada cardíaca e precisou ser reanimada Foto: TV Vitória

Uma cadela atropelada no último domingo (21), no bairro Maria Ortiz, em Vitória, morreu nesta quinta-feira (25). Após ser atingido pelo veículo, o animal foi levado para uma clínica veterinária, mas não resistiu aos ferimentos.

A cadela, carinhosamente chamada pelos veterinários de Sophie, chegou a ser submetida a uma cirurgia. No entanto, de acordo com os veterinários, ainda no início do procedimento, o animal teve uma parada cardíaca e precisou ser reanimado. 

A cirurgia foi adiada, mas, mesmo assim, o estado de saúde de Sophie piorou. No final desta quinta-feira, a cadela acabou morrendo.

A protetora de animais, Lívia Lopes Machado Guimarães, já havia até se preparado para receber o animal em casa, mas acabou sendo surpreendida com a morte da cadela. Há mais de dez anos, ela e o marido resgatam bichos abandonados na Grande Vitória. Atualmente eles cuidam de mais de 100 animais no próprio quintal, na Serra. 

"A gente fica sempre com o coração apertado. Ainda mais um crime desse, porque é um crime. Para mim foi um assassinato. Uma pessoa que passa por cima de um aninal, não tenho palavras para descrever isso", desabafou.

O atropelamento de Sophie revoltou não só Lívias, mas muitos capixabas, que se manifestaram pelas redes sociais contra a motorista que atingiu o animal. A cena foi registrada por uma câmera de videomonitoramento da região. 

As imagens mostram que, no momento do atropelamento, Sophie estava deitada na rua e um veículo, em baixa velocidade, passou com as rodas por cima do animal. O motorista, no entanto, foi embora sem prestar socorro.

"Ela viu o cachorro. Não sei se ela tentou desviar, mas ela passou por cima. Na realidade, ela arrastou ele por uns 7 metros. A roda dianteira do carro dela passou por cima do animal. Deu para ver nas imagens, inclusive, que o carro saltou e, logo em seguida, a roda traseira do carro também passou por cima do animal. Ela sentiu com certeza, porque a gente que dirige sabe quando tem alguma coisa embaixo. Ela olhou pelo retrovisor e viu, e as pessoas falam que ela riu na hora do acontecido", contou o técnico em mecânica Jefferson Vacari, morador da região.

Sophie teve ferimentos e fratura nas patas. Pelas redes sociais, Lívia e o marido souberam do acidente e, à bordo de uma "cãobulância", eles imediatamente foram até o local.

Investigação

Imagens de videomonitoramento mostram o momento em que a cadela foi atropelada, no último domingo Foto: Reprodução

As imagens do atropelamento serão analisadas pela Polícia Civil. Com a identificação da placa, o delegado Izaias Tadeu Vieira da Silva, responsável pelo caso, espera chegar até o motorista. "Eu faço um apelo a essa pessoa, que tenha um pouco de sensibilidade e sentimento humano e que se apresente nessa unidade para dar a sua versão sobre os fatos", ressaltou o delegado. 

O que se sabe até agora é que o condutor é uma mulher, que transportava uma criança. A motorista deve responder pelo crime de maus tratos. A pena varia de três meses a um ano de detenção e pode ser aumentada em até um terço, já que houve a morte do animal.

Para evitar novos casos como o de Sophie, Lívia pede que os responsáveis pelos maus tratos aos animais sejam punidos. "Ninguém mais aguenta ver tanto bicho sendo maltratado sem punição. Tem que ter um precedente, para as pessoas saberem que tem alguém olhando para eles. Você que atropelou e está ciente de que está sendo procurado e vai ser encontrado uma hora, vai lá e dê o seu depoimento que é melhor", afirmou.

Pontos moeda