Geral

Escola na África do Sul é acusada de obrigar meninas negras a alisarem os cabelos

Considerando a atitude dos profissionais como um ato racista, pais e estudantes protestaram em frente a instituição Pretoria High School Girls

Meninas da escola Pretoria High School Girls são obrigadas a alisarem os cabelos Foto: Reprodução - Twitter

Uma denúncia causou protestos na última terça-feira (30) em uma escola em Pretória, na África do Sul. O motivo seria a atitude de professores da instituição, que era originalmente voltada apenas a meninas brancas, em obrigar alunas negras a alisarem os cabelos. 

Considerando a atitude dos profissionais como um ato racista, já que o estilo de cabelo afro é parte da identidade das meninas, pais e estudantes protestaram em frente a escola Pretoria High School Girls. Entre os argumentos que mais incomodou os manifestantes está o fato de que, segundo eles, a obrigatoriedade de alisar os cabelos seria por serem considerados "desajeitados" e "inapropriados" pelos professores.

Outra denuncia feita é de que a instituição proíbe a utilização de línguas nativas africanas no local. Apesar da escola ainda não ter se pronunciado, em sua página, no Facebook, há várias fotos de meninas negras com penteados ao estilo afro.

Mesmo após o fim do Apartheid (regime de segregação racial), apesar de leis direcionadas à reinserção dos negros na sociedade, a desigualdade ainda é motivo de muitos protestos.

Com informações do Portal R7.

Pontos moeda