Geral

Racionamento de água já atinge mais de 20 municípios do ES. Veja a lista!

A Cesan comunicou a ARSP a necessidade de implantar racionamento no abastecimento de água por meio de rodízio também nos municípios da Grande Vitória

A vazão dos rios está cada vez mais crítica em terras capixabas Foto: TV Vitória

A grande seca que atinge o Estado do Espírito Santo tem deixado vários municípios sem água. Sem chuva, a vazão dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória continua caindo de forma muito rápida. Por conta disso, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) comunicou a Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP), na última segunda-feira (19), a necessidade de implantar racionamento no abastecimento de água por meio de rodízio nos municípios da Grande Vitória.

De acordo com a Cesan, essa forma democratiza o uso da água entre os bairros dos setores do comércio e serviços, industrial e residencial. As regiões que devem ser atingidas são: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e para a localidade Praia Grande, em Fundão.

Mas antes dessa decisão ser tomada, mas de 20 municípios do Estado já estavam sob racionamento de água devido à crise hídrica. Confira a lista completa dos locais e os períodos sem abastecimento!

Águia Branca     Período de racionamento: 13 às 17 horas

Apiacá     Período de racionamento: 17 às 08 horas Dias pares: parte do Centro Recalque, Bairro José Henrique Dias ímpares: Parque das Palmeiras, Loteamento Boa Vista e parte do Centro Gravidade

Barra de São Francisco     Abastecimento no período de 22 às 10 horas, em dias alternados para o setor A: Alvorada, Antonio Inácio, Colina, Cruzeiro, Irmãos Fernandes, Parte do Centro (entre Av. Prefeito Manoel Vilá e Rua Adelino Coimbra), Vila Gonçalves e Vila Landinha; e para o setor B: Bambé, Campo Novo, Carabina, Justinópolis, Nova Barra, Parte do Centro (entre a Av. Prefeito Manoel Vilá e Rua Prefeito Manoel Gonçalves), Polo Industrial, Santa Izabel, Vila Luciene e Vila Vicente

Cidade Nova da Serra (Serra)     Abastecimento exclusivamente feito por carro-pipa

Conceição da Barra (Sede)     Período de racionamento: 17 às 7 horas

Distrito de Imburana (Ecoporanga)     Abastecimento feito por carro-pipa das 18 às 7 horas

Distrito de Paulista (Barra de São Francisco)     Período de racionamento: 17 às 7 horas

Distrito de Santo Antônio do Canaã (Santa Teresa)     Cidade dividida em três setores que recebem água durante 12 horas por dia, cada setor tem um dia com abastecimento e dois sem

Ecoporanga (Sede)     Rodízio de 6h da manhã às 6h da manhã do dia seguinte em dias alternados para as partes norte e sul da cidade

Distrito de Timbuí (Fundão)     A localidade recebe água durante um dia, das 22 às 6 horas, e fica dois dias sem abastecimento

Mantenópolis     Período de racionamento: 11 às 16 horas

Muniz Freire     Período de racionamento: 20 às 07 horas, e de 10h às 18 horas

Muqui      Período de racionamento: 13 às 4 horas nos bairros São Domingos e parte do bairro São Pedro e 13 às 8h nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Alto Boa Esperança. Parte baixa da cidade, abastecimento paralisado das 12 às 0 horas, em dias alternados: nos dias ímpares, abastecimento paralisado nos bairros entre Morros, Goiabão, e Centro Sul. Nos dias pares, paralisação do abastecimento nos bairros Centro Norte, Boa Esperança, São Francisco, São Pedro e Santo Agostinho

Pancas     Período de racionamento: 10 às 18 horas

Pedro Canário     Racionamento com redução de vazão de distribuição em toda sede do munícipio

Santa Maria de Jetibá     Período de racionamento: 19 às 08 horas nos bairros Centro e Italianos e das 6 às 19 horas nos bairros Vila Nova, Vila Jetibá, São Luiz e São Sebastião do Meio

Santa Teresa (Sede)     Período de racionamento: 19 às 07 horas no Centro, Bairro do Eco, Canaã, Recanto do Vale e São Lourenço e das 7 às 19 horas nos bairros Vila Nova, Alvorada, Dois Pinheiros, Centenário e Jardim da Montanha

São Gabriel da Palha     Período de racionamento: 12 às 21 horas

São José do Calçado     Período de racionamento: 24 às 6 horas

São Roque do Canaã     Período de racionamento: 6 às 18 horas em dias alternados

Vila Pavão     Período de racionamento: 3 às 18 horas

Vila Valério     Período de racionamento: 8 às 17 horas no Centro, Raphael Thomas, Santa Rita e parte baixa de Boa Vista e das 17 às 8 horas em Nossa Senhora da Penha, Vila Nova, Nova Aliança e parte alta de Boa Vista