Geral

Com ajuda e elogios, cobradora capixaba tenta mudar rotina de passageiros na GV

Rita Neto Mota, esse é o nome da cobradora que sai distribuindo elogios aos passageiros do Transcol que sai do Terminal de Vila Velha com destino ao Terminal de Itacibá

Rita é mãe de quatro filhos e avó de 9 netos Foto: Thamiris Guidoni

Já imaginou entrar em um ônibus e receber um elogio todo os dias? Pois isso é o que acontece com os passageiros que são atendidos pela cobradora Rita Neto Mota, de 58 anos. Ela não deixa ninguém passar pela roleta sem receber um ‘bom dia princesa’, ou então, ‘bom dia lindo’. 

Para ela, essa é uma maneira de melhorar um pouquinho o dia a dia das pessoas. “Quando você sabe que Deus é bom na sua vida, você passa a receber cada dia como um presente e tudo fica melhor. Acho importante tratar as pessoas bem, com carinho, educação e respeito”. 

Sabe como são escolhidos os números de cada linha e o que significam?

Rita trabalha como cobradora há 25 anos e quem sempre utiliza a linha 500, que sai do Terminal de Vila Velha com destino ao Terminal de Itacibá, só tem elogios a fazer. “Todas as vezes que peguei essa linha ela sempre esteve bem humorada, dando bom dia e elogiando as pessoas”, contou a estudante Alana Gatti. 

E para quem estava achando que era só isso se enganou. Além de elogiar os passageiros, Rita também é sempre muito prestativa e ajuda as pessoas segurando materiais escolares e sacolas. “Sempre que eu estou com meus materiais da faculdade ela pede para segurar. E não é só comigo, se entrar mais alguém com algo pesado, ela pega e coloca do lado dela”, contou Alana. 

A rotina de Rita começa todos os dias às 3 horas. Ela mora no bairro Novo Brasil, em Cariacica, e mesmo acordando tão cedo, nunca perde o ‘pique’ e o bom humor. “Mesmo com tantas coisas ruins acontecendo, é preciso manter sempre o bom humor. Não custa nada elogiar e dar um ‘bom dia’”. 

Aos passageiros que entram, ela sempre elogia e aos que descem do coletivo, ela sempre se despede com um ‘até logo, que Deus acompanhe’ e sempre com um sorriso no rosto. Não tem como ficar de mau humor não é mesmo? 

Pontos moeda