Geral

Conselho Regional de Psicologia notifica site que oferece consultas via internet no Espírito Santo

Segundo o órgão, o site não está autorizado a prestar serviços de psicologia online. Lançamento do sistema no Estado aconteceu no último sábado, com a participação de celebridades

Sistema oferece consultas online com psicólogos, psicanalistas e psiquiatras Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região (CRP16), que abrange o Espírito Santo, notificou os responsáveis pelo site Divã Virtual a não mais disponibilizar o atendimento de psicologia via internet. Segundo o conselho, o site não está autorizado a prestar esse tipo de serviço online.

O Divã Virtual foi lançado oficialmente no Espírito Santo, no último sábado (01). O evento de lançamento contou com a presença de celebridades, como o cantor Maurício Mattar, o apresentador Geraldo Luís, a atriz Mari Alexandre, o ex-jogador de futebol Marcelinho Carioca e o Marcelo, do programa Pânico Na TV, além de show com a banda Babado Novo.

O sistema foi criado para atender pessoas que precisam de serviços de psicanálise, psicologia e psiquiatria em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, via web. Para isso, ele reúne profissionais especializados em diversas áreas e tipos de terapia para consultas online, que podem ser pré-agendadas pelo usuário ou mesmo realizadas no momento em que o paciente necessitar. 

No entanto, de acordo com o conselheiro presidente do CRP16, Diemerson Saquetto, para que o serviço de psicologia possa ser oferecido de forma virtual é preciso obedecer a uma série de determinações, previstas na resolução 011/2012, do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Segundo ele, o Divã Virtual está em desacordo com a norma.

O texto prevê que o psicólogo precisa criar um site exclusivo para a oferta desses serviços, com registro de domínio próprio mantido no Brasil, dentre outras exigências. Esse site deverá ser cadastrado junto ao CFP e será analisado pelo Conselho Regional de Psicologia no qual o profissional está inscritao.

Segundo o CRP16, o site foi registrado por um psicanalista que oferece serviço de psicologia. "Não estamos obrigando ele a retirar o site do ar, mas que se adeque à resolução. Ele, como psicanalista, não pode oferecer serviços de psicologia", ressaltou Saquetto.

Além disso, o Conselho Regional de Psicologia informou que vai orientar a psicóloga que faz parte da equipe do Divã Virtual sobre a irregularidade do funcionamento do site. "A princípio estamos apenas notificando as partes e solicitando que se adequem à legislação. Mas, caso nenhuma medida seja tomada, podemos partir para a ação judicial", frisou o conselheiro presidente.

O outro lado

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Psicanálise Clínica (ABPC) e responsável pelo site Divã Virtual, Edson Ribeiro, o sistema tem fundamentação jurídica para funcionar. Segundo ele, a legislação para o universo digital é diferente e o site continuará oferecendo os serviços de psicologia, psicanálise e psiquiatria.

"Não temos só profissionais brasileiros, mas também de outros países, que estão sujeitos a outra legislação. Então a legislação para o meio digital é diferente. Além disso, tem muitos profissionais que atendem via Skype e não têm nenhum problema", alegou.

Segundo Ribeiro, o sistema é uma alternativa viável para o profissional de psicologia, que enfrenta uma série de dificuldades para conseguir trabalhar. "Atualmente o salário inicial para o psicólogo é de R$ 1,6 mil a R$ 1,7 mil, o que não é suficiente para ele conseguir montar um consultório e mantê-lo. Além disso, precisaria de pelo menos dez anos para conseguir uma clientela razoável. Por meio do nosso sistema, o profissional poderá atender a clientes de qualquer parte do mundo, sem gastar muito dinheiro e com uma renda bem melhor. Em uma país com tantos desempregados como o nosso, é uma boa alternativa de emprego", destacou.

Pontos moeda